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Samambaia
Jaguariaíva
Cilada
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Saída para o ramal do Paranapanema: Jackson
Figueiredo
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1905-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JAGUARIAÍVA
Município de Jaguariaíva, PR |
linha Itararé-Uruguai -
km 97,929 (1935) |
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PR-0053 |
Altitude: 840 m |
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Inauguração: 19.10.1905 |
Uso atual: em restauro (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 12.09.1936 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jaguariaíva, antigo pouso de tropeiros, foi inaugurada
em 1905, permanecendo como ponta de linha por mais de dois anos e
meio, até ser aberta a estação de Fábio
Rego, no caminho para Itararé.
A partir de 1919, passou a ser ponto de saída do ramal do
Paranapanema, ramal este que somente atingiu o rio, na divisa
com São Paulo, em 1937, chegando até Ourinhos.
Em 1920, à frente da estação foi entregue o prédio
do Frigorífico Matarazzo, com um desvio para ele, onde recebia
suínos e bois, exportando carne em vagões frigoríficos
dali para São Paulo e Curitiba.
Em 12/09/1936, foi entregue a nova estação, substituindo
a velha, de madeira: a nova era muito maior, mais confortável
e com um imenso restaurante, entre outros cômodos.
Na estação existia um depósito de locomotivas
e uma caixa d'água, além de uma oficina e de diversos
edifícios para funcionários; fora a caixa d'água,
nada disso restou, separado hoje do pátio por uma rua; ainda
há restos do velho desvio desativado que servia essa área.
A linha para Itararé foi retirada em 1993; apenas o
trecho que chegava até a PISA (fábrica de papel e celulose
instalada nos anos 1980) foi mantido, mas havia anos estava abandonado,
exatamente porque o papel seguia pelo ramal de Itararé,
da antiga Sorocabana, e, com a retirada deste e do trecho até
ele, a fábrica não se interessou em mandar mais por
ferrovia, pois precisaria dar uma volta muito grande para mandar para
seus clientes em São Paulo. Parte do trecho para a PISA
teve trilhos roubados.
Em 1981, a Matarazzo, que não era mais frigorífico desde
1964, mas sim uma tecelagem, fechou; o prédio foi vendido para
a Caniê, que fechou em 1995. Este prédio, em 1999, foi
comprado pela Prefeitura.
Em 1993, a linha que seguia até Itararé foi desativada,
pois já desde 1975 funcionava a variante de Pinhalzinho,
que liga Itapeva a Ponta Grossa passando a leste da
linha original. Os trilhos foram retirados neste época, e hoje
a estação de Jaguariaíva, está
ao lado dos trilhos: tanto eles (desde 2001) como a estação
(desde os anos 1990) perderam sua função.
Por anos, a Secretaria Municipal da Educação e o Sindicato dos Ferroviários
ocuparam a estação, este numa sala lateral. Em 2006,
depois de restaurar totalmente o prédio, a Prefeitura passou
a ter sua sede na antiga estação até o início
de 2014, quando mudou-se dali para ser feito um novo restauro no prédio,
para abrigar a "Estação Cidadão Durvalino
de Azevedo", seja lá o que isso signifique.
ACIMA: A célebre discussão
sobre a linha construída pela Cia. São Paulo-Rio Grande
e entregue em 1909 entre Itararé e Jaguariaíva: cheia
de curvas, tinha cerca de 98 km para uma distância em linha
reta entre as duas cidades de apenas pouco mais de 40 km. A charge
publicada nesse ano levava em conta essas críticas (O Malho,
17/4/1909).

ACIMA: Locomotiva passa ao lado da fábrica da Matarazzo am Jaguariaíva em 1926 (Agenda Matarazzo, 1926).
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1927
AO LADO: Acidente em Jaguariaíva (O Estado de S. Paulo, 17/11/1927). |
ACIMA: Planta da nova estação de
Jaguariaíva feita em 1934 (Correio do Paraná, 10/4/1934).

ACIMA: Estação ferroviária de Jaguariaiva
e construção da Matarazzo ao fundo. Foto da década de 1950 (Cessão Rafael Gustavo Pomim Lopes).

ACIMA: Acidente em Jaguariaíva em
1963, na saída do trem para o ramal de Paranapanema (Autor
desconhecido).
ACIMA: O restaurante na estação
de Jaguariaiva, sem data (Acervo Rafael Gustavo Pomim Lopes).
ACIMA: Pátio de Jaguariaíva
em 1/11/1992 (Foto Carlos R. Almeida).

ACIMA: A estação,
seu enorme pátio e a antiga Matarazzo à frente, supostamente
em 1999 (Memórias do Frigorífico da IRFM, Ângela Brandão, 2000).

ACIMA: A estação em 5/6/2013 (Foto Daniel Gentili).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Rafael Pomim; Daniel Gentili; Rafael Gustavo Pomim
Lopes; Argemiro Augusto Ludwig; José Luiz Paz Souza;
Rodrigo Cunha; Augustinho Fajar; Correio do Paraná, 1934; Gazeta
do Povo; Ângela Brandão: Memórias do Frigorífico da IRFM, 2000; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; RVPSC:
Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios
anuais, 1933-60; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Supostamente, chegada do primeiro trem de Itararé em
1908... Autor desconhecido, acervo Gazeta do Povo |

Estação original de Jaguariaíva, em 1935,
às vésperas de ser desativada. Relatórios
RVPSC |

Estação nova de Jaguariaíva, em 1935, em
final de obras. Relatórios RVPSC |

Estação nova de Jaguariaíva, em 1935, em
final de obras. Relatórios RVPSC |

A inauguração da estação, em 1935.
Acervo Augustinho Argemiro Ludwig |

A banda toca na plataforma, na inauguração da
estação, em 1935. Acervo Augustinho Argemiro Ludwig
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Restaurante da estação, em 1937. Relatórios
RVPSC |

Sala de espera da estação, em 1937. Relatórios
RVPSC |

Estação nova de Jaguariaíva, em 1937. Relatórios
RVPSC |

A plataforma da estação, em 05/1999. Foto Rodrigo
Cunha |

A estação, em 05/1999. Foto Rodrigo Cunha |

Placa da estação, em 05/1999. Foto Rodrigo Cunha |

Armazém da estação, em 05/1999. Foto Rodrigo
Cunha |

A estação, em 05/1999. Foto Rodrigo Cunha |

A plataforma da estação em 24/09/2002. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht. |

Fachada da estação em 24/09/2002. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht. |

A estação restaurada em 03/2006. Foto Augustinho
Fajar |

A estação em 8/10/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
27.04.2023
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