...
Leonardos
Reserva
Campinas Belas
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-)
RESERVA
Município de Reserva, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 406,475 (2000)   PR-0588
    Inauguração: 1975
Uso atual: estação   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: As informações abaixo são de julho de 2003, exceto quando assinalado. Apesar da estrada de terra bem ruim de Leonardos até a cidade de Reserva (mais de 40 quilômetros em meio a samambaias e eucaliptos de reflorestamento) e outros 6 km em estrada de pedra irregular, a estação de Reserva estava praticamente intacta. Até os bancos na plataforma ainda conservava. Apesar de estar fechada e sem nenhuma inscrição aparente, provavelmente servia de sede regional de conserva para a ALL, pois havia veículos de manutenção em seu pátio. A estação é maior que as anteriores, e possui um abrigo lateral interessante, ausente nas demais. A vila ferroviária estava ocupada, provavelmente por empregados da ferrovia ou ex-ferroviários. O pátio tinha 3 linhas de desvio em 2000, de acordo com informações de um livro da ALL.
(Fontes: Douglas Razaboni; ALL; ABPF-PR)
     

Estação de Reserva ainda em atividade. Sem data. Acervo ABPF-Paraná

Estação de Reserva, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

Estação de Reserva, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

Vila ferroviária de Reserva, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

Estação de Reserva, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni
 
     
Atualização: 12.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.