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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Inspetor Otalício
Queluz
Engenheiro Bianor
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Dom Pedro II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUELUZ
Município de Queluz, SP
Ramal de São Paulo - km 228,064 (1928)   SP-0578
Altitude: 470 m   Inauguração: 18.07.1874
Uso atual: escola de música (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Queluz foi inaugurada em 1874 em uma cidade que já existia há muitos anos. Hoje a MRS, concessionária da linha desde 1998, não utiliza a estação, que serve como escola municipal.

ACIMA: a estação de Queluz, em setembro de 1949, à direita do centro da então pequena cidade, na margem direita do mapa (Acervo Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo). ABAIXO: Dois anos antes (1947), a cidade e a ferrovia são assoladas por temporal. No texto, lê-se que "os trens noturnos procedentes do Rio de Janeiro ficaram retidos em Queluz até ontem de manhã" (Folha da Manhã, 18/3/1947).


ACIMA: Queluz durante a revolução de 1932: "Rapida estadia das senhoras que foram levar presentes aos soldados e prisioneiros do "front" (Fon-Fon, 27/8/1932). ABAIXO: Pátio e estação de Queluz, em junho de 2008 (Foto Marco Giffoni).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa locais; Ricardo Corte; Eurico Pedroso Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso; Marcos Martins da Conceição; Nelson Correia; Manoel Monachesi; Marco Giffoni; Folha da Manhã, 1947; Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1982. Foto Manoel Monachesi

A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, ao fundo, em 01/10/2002. Foto Nelson Correia

A estação em junho de 2008. Foto Marco Giffoni

A estação em 5/2012. Foto Ricardo Corte
   
     
Atualização: 06.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.