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VXY Mogiana em MG
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Suarão
Quininim
Itanhaém
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ramal de Juquiá-1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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E. F. Sorocabana (1948-1971)
FEPASA (1971-1998)
QUININIM
Município de Itanhaém, SP
Ramal de Juquiá - km 147,660 (1986)   SP-0572
Altitude: 1 m   Inauguração: 02/02/1948
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Quininim, aberta em 1948, localiza-se na av. Sorocabana, próxima à avenida São Leopoldo Mandic. Sempre foi apenas uma parada, somente com plataforma e cobertura. Apenas sobrou a plataforma; a cobertura foi retirada no final dos anos 1980.

ACIMA: Restos da parada em 2011 (Foto Marcos Antonio Nobrega).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, Ricardo Koracsony; Marcos Antonio Nobrega; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma de Quininim, em 20/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma de Quininim, em 20/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma de Quininim, em 2001. Foto Ricardo Koracsony

Restos da parada em 2011. Foto Marcos Antonio Nobrega
   
     
Atualização: 25.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.