|
|
...
Suarão
Quininim
Itanhaém
...
ramal de Juquiá-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1948-1971)
FEPASA (1971-1998) |
QUININIM
Município de Itanhaém, SP |
Ramal de Juquiá - km 147,660 (1986) |
|
SP-0572 |
Altitude: 1 m |
|
Inauguração: 02/02/1948 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto
definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu
ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Quininim,
aberta em 1948, localiza-se na av. Sorocabana, próxima à avenida
São Leopoldo Mandic.
Sempre foi apenas uma parada, somente
com plataforma e cobertura. Há anos sobra somente a plataforma; a cobertura
foi retirada já no final dos anos 1980.
ACIMA: Restos da parada em 2011 (Foto Marcos Antonio
Nobrega).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local, Ricardo Koracsony; Marcos Antonio Nobrega; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A plataforma de Quininim, em 20/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma de Quininim, em 20/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma de Quininim, em 2001. Foto Ricardo Koracsony |
Restos da parada em 2011. Foto Marcos Antonio Nobrega |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.04.2020
|
|