|
|
...
Ipiranga
Suarão
Quininim
...
ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1930-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SUARÃO
Município de Itanhaém, SP |
Ramal de Juquiá - km 145,342
(1986) |
|
SP-2884 |
Altitude: 5 m |
|
Inauguração: 01.04.1930 |
Uso atual: sede da Guarda Civil (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1930 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway,
entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro
de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana,
já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi
incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção
no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal
de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981,
o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até
Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte
de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado
em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84
anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase
diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até
o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha
na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária
Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO:
O estribo de Suarão teve a autorização
para atender ao tráfego público em 1925 (ver caixa abaixo).
Passou a ser estação em abril de 1930. De acordo com
os relatórios da Sorocabana, o prédio existente teria sido ampliado,
e com isso, elevado a estação, em 01/04/1930. A quilometragem original
era 53,600.
Em 1934, teria havido novo aumento. Esta data é considerada em todas
as fontes, entretanto, como o da inauguração da estação. Porém,
as fotos abaixo, que não têm data certa, mas são,
pelas roupas, dos anos 1940 ou no máximo do início dos
anos 1950, mostram a estação sendo ampliada. Então,
se realmente houve uma ampliação em 1930, não
foi a última.
Aparentemente o edifício atual é o dessa época. Depois de ter sido
utilizado como moradia por algum tempo, o prédio estava em
ruínas em 2010. A prefeitura acabou ficando com o ele
e em 2021 ele já servia como sede da Guarda Civil no bairro. A estação
foi muito descaracterizada com esta reforma. A conservação externa também não é boa.
|
1925
AO LADO:
Abre-se o estribo de Suarão (O Estado de S. Paulo,
4/10/1925).
|
ACIMA:
Anuncio da abertura da estação de Suarão em 1930
(A Noite, 16/4/1930).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Aumento da estação; construção
de desvio |
ACIMA: Imagem do que se supõe ser a "jardineira sobre trilhos", que trafegou no ramal entre Santos e Itanhaem nos anos 1930. A foto é também supostamente dos anos 1930 (Imagem e Memoria de Itanhaem).
ACIMA: Anúncio de venda
de lotes no Suarão tem o trem da Sorocabana como um dos incentivos
(Folha da Manhã, 6/8/1950).
ACIMA: Embarque na estação
de Suarão, em 1956 (Foto do acervo da Pousada Suarão,
cedida por Wanderley Duck).
ACIMA:
Pátio da estação de Suarão em 1961
(Folha de S. Paulo, 17/3/1961).
ACIMA: A depois inútil
caixa d'água do pátio da estação de Suarão
acabou sendo demolida (Foto Nilson Rodrigues em 2015).
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Marcelo
Ozorio de Oliveira; Leonardo Ramos; Sidney Motta; Vera Helena Zveibil;
Manoel Dias; Hermes Hinuy; Gilberto Barrancos; Wanderley
Duck; Acervo Pousada Suarão; Folha da Manhã,
1950; Folha de S. Paulo, 1961; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Suarão em ampliação,
provavelmente anos 1940, vista da pousada Suarão. Cessão
Vera Helena Zveibil |
A estação de Suarão em ampliação,
provavelmente anos 1940. Cessão Vera Helena Zveibil |
A estação de Suarão em ampliação,
provavelmente anos 1940, do lado da plataforma. Notem a vaporosa
da Sorocabana à direita. Cessão Vera Helena Zveibil
|
A estação, ao fundo, em 1956. Foto do acervo da
Pousada Suarão, cedida por Wanderley Duck |
Plataforma da estação, em 1956. Foto do acervo
da Pousada Suarão, cedida por Wanderley Duck |
A estação em 09/1989. Autor desconhecido |
Estação de Suarão em 1991. Autor desconhecido |
A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 02/2001. Esta foto e a do cabeçalho
feitas por Manoel Dias |
A estação em péssimo estado em 01/2009.
Foto Gilberto Barrancos |
Estação de Suarão em 8/2021. Foto Leonardo Ramos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.10.2021
|
|