A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ipiranga
Suarão
Quininim
...
ramal de Juquiá-1980

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
E. F. Sorocabana (1930-1971)
FEPASA (1971-1998)
SUARÃO
Município de Itanhaém, SP
Ramal de Juquiá - km 145,342 (1986)   SP-2884
Altitude: 5 m   Inauguração: 01.04.1930
Uso atual: sede da Guarda Civil (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1930
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: O estribo de Suarão teve a autorização para atender ao tráfego público em 1925 (ver caixa abaixo).

Passou a ser estação em abril de 1930. De acordo com os relatórios da Sorocabana, o prédio existente teria sido ampliado, e com isso, elevado a estação, em 01/04/1930. A quilometragem original era 53,600.

Em 1934, teria havido novo aumento. Esta data é considerada em todas as fontes, entretanto, como o da inauguração da estação. Porém, as fotos abaixo, que não têm data certa, mas são, pelas roupas, dos anos 1940 ou no máximo do início dos anos 1950, mostram a estação sendo ampliada. Então, se realmente houve uma ampliação em 1930, não foi a última.

Aparentemente o edifício atual é o dessa época. Depois de ter sido utilizado como moradia por algum tempo, o prédio estava em ruínas em 2010. A prefeitura acabou ficando com o ele e em 2021 ele já servia como sede da Guarda Civil no bairro. A estação foi muito descaracterizada com esta reforma. A conservação externa também não é boa.

1925
AO LADO: Abre-se o estribo de Suarão (O Estado de S. Paulo, 4/10/1925).

ACIMA: Anuncio da abertura da estação de Suarão em 1930 (A Noite, 16/4/1930).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Aumento da estação; construção de desvio


ACIMA: Imagem do que se supõe ser a "jardineira sobre trilhos", que trafegou no ramal entre Santos e Itanhaem nos anos 1930. A foto é também supostamente dos anos 1930 (Imagem e Memoria de Itanhaem).
ACIMA: Anúncio de venda de lotes no Suarão tem o trem da Sorocabana como um dos incentivos (Folha da Manhã, 6/8/1950).

ACIMA: Embarque na estação de Suarão, em 1956 (Foto do acervo da Pousada Suarão, cedida por Wanderley Duck).
ACIMA: Pátio da estação de Suarão em 1961 (Folha de S. Paulo, 17/3/1961).

ACIMA: A depois inútil caixa d'água do pátio da estação de Suarão acabou sendo demolida (Foto Nilson Rodrigues em 2015).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Marcelo Ozorio de Oliveira; Leonardo Ramos; Sidney Motta; Vera Helena Zveibil; Manoel Dias; Hermes Hinuy; Gilberto Barrancos; Wanderley Duck; Acervo Pousada Suarão; Folha da Manhã, 1950; Folha de S. Paulo, 1961; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Suarão em ampliação, provavelmente anos 1940, vista da pousada Suarão. Cessão Vera Helena Zveibil

A estação de Suarão em ampliação, provavelmente anos 1940. Cessão Vera Helena Zveibil

A estação de Suarão em ampliação, provavelmente anos 1940, do lado da plataforma. Notem a vaporosa da Sorocabana à direita. Cessão Vera Helena Zveibil

A estação, ao fundo, em 1956. Foto do acervo da Pousada Suarão, cedida por Wanderley Duck

Plataforma da estação, em 1956. Foto do acervo da Pousada Suarão, cedida por Wanderley Duck

A estação em 09/1989. Autor desconhecido

Estação de Suarão em 1991. Autor desconhecido

A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 18/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 02/2001. Esta foto e a do cabeçalho feitas por Manoel Dias

A estação em péssimo estado em 01/2009. Foto Gilberto Barrancos

Estação de Suarão em 8/2021. Foto Leonardo Ramos
     
     
Atualização: 26.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.