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VXY Mogiana em MG
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Ribeirão Preto-EFD
Guimarães
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E.F.Dumont - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Dumont (1891-1940)
RIBEIRÃO PRETO-E.F.DUMONT
Município de Ribeirão Preto, SP
Ramal de Dumont - km 0   SP-2265
Altitude: -   Inauguração: 04.04.1891
Uso atual: demolida em 1968   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dumont, construída pela Mogiana para ser um ramal de bitola de 60 cm, saía de Ribeirão Preto e chegava à fazenda Dumont, de propriedade de Henrique Santos Dumont, a oeste de Ribeirão. O tronco da ferrovia, também chamada de Ramal de Dumont, tinha cerca de 25 km, mas havia também 4 ramais que saíam da linha principal. A Mogiana a vendeu logo após construída para a Fazenda Dumont, que passou a operá-la, inclusive com transporte público de passageiros. Começou a operar em 1890 e foi fechada, com a venda da fazenda e de seus ativos, em junho de 1940, sendo os seus trilhos imediatamente retirados. Por quase todo o seu leito passa hoje a rodovia Ribeirão Preto-Pradópolis. Duas de suas locomotivas (eram 4) foram vendidas à E. F. Perus-Pirapora.
 
A ESTAÇÃO: A estação, inaugurada no início das operações da EFD, em abril 1981 (fonte: O Estado de S. Paulo, 7/4/1891) localizava-se atrás da estação de Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana, na Vila Tibério. Ficava na mesma linha da rua Augusto Severo, entre as ruas Luiz da Cunha e Martinico Prado, mais próxima da primeira.

Com a extinção da ferrovia, em 1940, o prédio passou a abrigar escritórios da Mogiana até março de 1968, quando foi demolido (fonte: Diario da Manhã, edição de março de 1968), cinco meses após a demolição da velha estação da CM.

1940
AO LADO:
Fechamento definitivo da ferrovia em 23 de junho (O Estado de S. Paulo, 25/6/1940).
     
     
     
     
Atualização: 19.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.