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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Miguel
Fernando Pedrosa
Angicos
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Rio Grande do Norte (1933-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
FERNANDO PEDROSA
(antiga SÃO ROMÃO)
Município de Fernando Pedrosa, RN
Ramal de Jurucutu - km 184 (1960)   RN-3903
Altitude: 122 m   Inauguração: 26.09.1933
Uso atual: biblioteca e secretaria da Prefeitura (2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Com a inauguração da estação de Lages em 1918, no sertão potiguar, a ferrovia que vinha de Natal estava agora em uma posição favorável para lançar duas linhas a partir da E. F. Sampaio Correia: uma para o sul do Estado, para a fronteira paraibana e outra para o norte, alcançando o porto de Macau. A continuação para Macau ficaria pronta somente em 1962 e duraria apenas vinte anos funcionando. A linha para Jurucutu foi interrompida nos anos 1960 por causa da desapropriação de terras para a construção de uma barragem.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Romão foi inaugurada em 1933, de acordo com o Guia Geral de 1960.

Mais tarde, nos anos 1940, teve o nome alterado para Fernando Pedrosa.

O relato a seguir foi extraído do site http://fernandopedroza .50webs.com/cidade/ historia.htm e escrito pelo Professor Denes Medeiros: "Fernando Pedroza, antiga São Romão, foi fundada nos idos de 1920, pelo engenheiro Joca Briza, que veio acompanhado de alguns amigos como, Antonio Teixeira, Francisco Francilino e José Cassemiro, que vieram a esse lugar com o objetivo de construir a estrada de ferro ligando a cidade de Lajes a Angicos. Essas terras (segundo depoimentos de antigos moradores), pertenciam ao Sr. Joaquim Trindade, que com o passar dos anos vendeu a família Pedroza. Tendo como ponto de partida a mercearia instalada pelo o Sr. Antonio Teixeira e a feira livre, iniciaram nas terras de São Joaquim o processo de construção de moradias, dando origem ao povoado de São Romão. Com a construção da estrada de ferro, começaram a surgir pessoas em busca de trabalho, sendo necessário a construção de moradias para abrigar as famílias que aqui chegavam. Até então, todo o fornecimento alimentício da Vila era feito no barracão do Sr. Antonio Teixeira. Francisco Francilino construiu uma pensão com o intuito de abrigar as pessoas aqui recém-chegadas e José Cassemiro, fornecia carne suína e caprina aos moradores. A vila foi crescendo, os moradores se organizaram e passaram a ocupar mais espaço surgindo assim novas ruas e entidades necessárias para o convívio dos mesmos. A vila de São Romão era assim chamada devido a uma antiga moradora por nome de Crinaúria que doou a imagem de São Romão para a 1ª capela, que ficava ao lado da estação ferroviária, que hoje funciona como armazém. A família Pedroza representada pela figura do Sr. Fernando Pedroza, contribuiu diretamente com o desenvolvimento da Vila, doando as terras para o povo que aqui chegasse e construíssem as suas casas. Em homenagem a esse gesto de grandeza os habitantes resolveram mudar o nome da vila de São Romão para Fernando Pedroza. Não se pode deixar de registrar a importante participação de Annibal Calmon Costa, Gerente da Usina São Joaquim, ativo participante do esforço para o desenvolvimento de Fernando Pedroza. Em 26 de junho de 1992, através da Lei 6.301. o então denominado povoado de Fernando Pedroza desmembrou-se da Cidade de Angicos, elevando-se a categoria de município do Estado do Rio Grande do Norte".

Em 2021, a estação de Fernando Pedroza havia sido já restaruda restaurada e servia como biblioteca e secretaria da prefeitura do município homônimo (info: João Rodrigues, 21/10/2021).

ACIMA: "Chegada do trem presidencial a São Romão", é o que diz a legenda da fotografia publicada na revista de 1933. O Presidente é Getúlio Vargas. Seria a inauguração da estação, que foi em 1933, segundo os registros? (Noite Ilustrada, 1933).

ACIMA: A estação em 2021 (Autor desconhecido).

(Fontes: Hudson Araujo; Daniel Gentili; Professor Denes Medeiros; Noite Ilustrada, 1933; http://fernandopedroza.50webs.com/ cidade/historia.htm; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 1/2012. Foto Hudson Araujo


A estação depois da restauração de 2012. Foto Hudson Araujo

     
Atualização: 12.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.