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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Natal-EFCN
Igapó
Caixa D'Água
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Saída para a Estação do Padre (1915-1917)
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correia (1915-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-2012)
IGAPÓ
Município de Natal, RN
Linha tronco da EFCN - km 7 (1960)   RN-3397
    Inauguração: 13.06.1915
Uso atual: estação de trens metropolitanos   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949). 43 anos para se construir uma linha de apenas 235 km que não ligava a nada. Nos anos 1980, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens de subúrbio operados primeiro pela RFFSA e depois pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto da linha está abandonada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Igapó foi inaugurada em 1915. A estação fica em terra firme no alto de uma colina na zona norte. Hoje é uma estação dos trens metropolitanos de Natal, com o nome de "Parada Igapó". Terá sido sempre uma simples parada? A aparência, pela foto, mostra uma plataforma recente, mas não dá para ver o prédio - se é que ele ainda existe. Na verdade, a estação de Igapó foi construída com a implantação da CBTU no Rio Grande do Norte em 1986: trata-se de uma plataforma de aproximadamente 50 m com uma bilheteria de aproximadamente 6 m2 e catracas de acesso para os passageiros. Sua estrutura em nada lembra as imponentes estações centenárias da antiga RFFSA construídas aqui no estado e que hoje se encontram em ruínas. (Fontes: Wagner do Nascimento Rodrigues, 2006; spcorreia@bol.com.br, 2008; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A parada Igapó em 2005. Foto CBTU
     
Atualização: 01.07.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.