A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Rafael
Jucurutu
...

EFCRN - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Central do Rio Grande do Norte (n/d-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
JUCURUTU
Município de Jucurutu, RN
Ramal de Jurucutu - km 235 (1960)   RN-4589
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: nunca foi construida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: nunca foi construída
 
 
HISTORICO DA LINHA: Com a inauguração da estação de Lages em 1918, no sertão potiguar, a ferrovia que vinha de Natal estava agora em uma posição favorável para lançar duas linhas a partir da E. F. Sampaio Correia: uma para o sul do Estado, para a fronteira paraibana e outra para o norte, alcançando o porto de Macau. A continuação para Macau ficaria pronta somente em 1962 e duraria apenas vinte anos funcionando. A linha para Jurucutu foi interrompida nos anos 1960 por causa da desapropriação de terras para a construção de uma barragem.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jucurutu jamais foi construída.

O município fica já na divisa com a Paraíba. Não se sabe se a intenção teria sido ligar com a linha de Campina Grande, ou diretamente com a Mossoró-Souza.

De qualquer forma, um mapa de 1929 mostrava um projeto da linha chegando até Caicó, mais ao sul de Jurucutu e também na divisa com a Paraíba. Isto nunca ocorreu.

Em 1950, o município de Jurucutu contava com pouco mais de 9.300 habitantes. A estação deveria ter sido construída só nos anos 1960, mas o trecho teve a sua construção interrompida antes de as obras chegarem até o local onde a estação deveria ter sido erigida. A última estação a ser aberta ao tráfego ferroviário foi a de São Rafael, ter parado de operou somente até os anos 1960, por causa da construção de uma represa na região de São Rafael, estação anterior.

"O resto da linha até Jucurutu ficou apenas no leito (visível até hoje no Google Earth) e a obra paralisou na localidade de Oiti, na divisa entre Jucurutu e São Rafael - se bem que no Google Earth é possível se acompanhar o traçado até a periferia de Jucurutu. Eu vi o leito nos dois lados do municipio, só o norte (entre S. Rafael e Angicos) ainda tem restos do lastro original (!) no leito, o lado sul está pelado. A ideia era chegar até Caicó. Apesar de ser terreno fácil para construção de ferrovias, foi uma senhora obra - todos os cortes tiveram que ser abertos em rocha...alguns trechos foram incorporados em estradas vicinais" (Nicholas Burman, 18/4/2013).

(Fontes: Nicholas Burman; João Rodrigues Lanza; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

     
Atualização: 18.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.