A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Nova Cruz
Montanhas
Pedro Velho
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Natal a Nova Cruz (1882-1902)
Great Western do Brasil (1902-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
MONTANHAS
(antiga LAGOA DE MONTANHAS)
Município de Montanhas, RN
Linha Norte - km 102 (1960)   RN-4301
Altitude: 668 m   Inauguração: 31.10.1882
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lagoa de Montanhas foi inaugurada em 1882 na E. F. Natal a Nova Cruz.

A localidade, promovida em 1938 a distrito do município de Pedro Velho, tornou-se município com o nome de Montanhas em 1962. Em 2021 já estava demolida.

"Meu nome é Maria da Paz Farias, sou artista plástica, nasci em Montanhas, RN, moro em Curitiba e sou aluna do curso de Artes Plásticas - Pintura da Casa Museu Alfredo Andersen. No site das estações ferroviárias tem publicado um trabalho meu, um quadro a óleo. Gostaria que fosse publicado no site um quadro que fiz recentemente, atualizando a página e mostrando a extinta estação de trem em uma outra perspectiva, colaborando assim no resgate da memória da cidade de Montanhas e do país, visto que foi um grande projeto na história do desenvolvimento do Brasil no final do sec XIX. Nesse quadro do lado direito aparecem as duas primeiras casas que pertencem até hoje à família Farias e ainda o terceiro que era o comércio. Os que embarcavam nos trens de passageiros geralmente iam até o comércio do Sr. Antonio Farias, meu pai, comprar alguma coisa ou pedir água enquanto o trem não chegava. Naquela época não se vendia água"(Texto de 8/10/2021, por Maria da Paz Farias, artista plástica, nascida em Montanhas, RN, mora em Curitiba e é aluna do curso de Artes Plásticas - Pintura da Casa Museu Alfredo Andersen). 

Maria da Paz Farias ainda conta que "morávamos numa casa em frente à estação ferroviária, meu pai tinha comércio (de 1960 a 2006) e a estação faz parte de minha memória, de minha família e dos que conheceram o lugar, pois infelizmente a estação foi demolida nos anos 1980. Sobraram como registro duas fotos e desde então busco através da memória desenhar e pintar a partir de lembranças. Nesse quadro (abaixo, ao pé desta página), do lado direito aparecem as duas primeiras casas que pertencem até hoje à família Farias e ainda o terceiro que era o comércio". Os que embarcavam nos trens de passageiros geralmente iam até o comércio do Sr. Antonio Farias, meu pai, comprar alguma coisa ou pedir água enquanto o trem não chegava. Naquela época não se vendia água". 


ACIMA: Estação de Montanhas, foto sem data (Cessão: Maria da Paz Farias).

ACIMA: Localização em 2015 de onde ficava a estação ferroviária que foi demolida na cidade de Montanhas. A rua que acompanha os trilhos abandonados é a rua São João. Notar que a antiga caixa d'água da ferrovia (à esquerda na foto) foi preservada. Ela aparece na foto de Ubiraci Alves Ribeiro na foto mais à direita ao pé desta página (Google Earth).

(Fontes: Maria da Paz Farias: "Maria Fumaça chegando à estação de trem de Montanhas", 2019 - Óleo sobre Tela 40 x 50 cm e  fotografia em sépia; Ubiraci Alves Ribeiro; Luzia Farias de Oliveira, 2009; Da Paz Farias; ww.ferias.tur.br/informacoes / 7217/montanhas-rn.html; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Google Earth; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).

     

Quadro da estação de Montanhas, hoje já demolida, pintado por Da Paz Farias. Cedido por Luzia Farias de Oliveira

A estação, sem data. Acervo Ubiraci Alves Ribeiro
A estação, sem data. Acervo Ubiraci Alves Ribeiro
     
Atualização: 08.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.