A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Braga
Nova Cruz
Montanhas
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Natal a Nova Cruz (1883-1902)
Great Western do Brasil (1902-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
NOVA CRUZ
Município de Nova Cruz, RN (Veja a cidade)
Linha Norte - km 301 (1960)   RN-3215
Altitude: 123 m   Inauguração: 10.04.1883
Uso atual: Casa da Cultura (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Cruz foi inaugurada em 1883.

A partir de 1904 passou a ser o entroncamento das linhas da E. F. Natal a Nova Cruz com a E. F. Conde D´Eu. Com o tempo (1901) tudo isso passou a ser administrado pela Great Western do Brasil.

Em 1939 houve a separação da administração da linha potiguar, que passou a ser administrada pela E. F. Central do RN, da GWB.

Em 1950, com a formação da Rede Ferroviária do Nordeste no lugar da GWB, e sua absorção pela RFFSA como uma das subsidiárias, a RFN passou a controlar tudo de novo - embora o nome da EFCRN - agora E. F. Sampaio Correia - tivesse sido mantido por alguns anos.

A antiga estação, já desativada depois da cessação dos trens de passageiros nos anos 1980, não estava mais abandonada em 2015. Adquirida pela Prefeitura Municipal, foi doada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que a transformou na Casa da Cultura Lauro Arruda Câmara. Ela fora totalmente recuperada por técnicos da Fundação José Augusto, com orientação do Patrimônio Histórico, preservando-se suas linhas arquitetônicas. É um monumento da história do transporte ferroviário de passageiros do nordeste, infelizmente desativado. Nova Cruz, por muitos anos, foi o elo de ligação entre Natal e o Recife.

A cidade que em 2021 tinha cerca de 37.554 habitantes (segundo a estatística do IBGE) era já uma das 10 maiores do Estado.

1876
AO LADO: O início da história do Ramal de Nova Cruz, de Natal a essa cidade (A Provincia de S. Paulo, 12/4/1876).


ACIMA: Pelo jeito, no tempo da E. F. Natal a Nova Cruz ainda sem ser da Great Western, a safra era primordial para uma ferrovia e local pobres. Daí colocarem para atender passageiros nesse período trns mistos. Seriam eles adicionais aos trens comuns de passageiros ou estes haviam sido suspensos para favorecer o trpafego durante a safra? (Jornal Rio Gtande do Norte, 2/9/1891).

ACIMA: Mapa (parcial) do município de Nova Cruz. Notar a curva para a direita que a ferrovia fazia, vinda da Paraíba, para seguir mais próxima do litoral potiguar, seguindo depois por Pedro Velho e Goaianinha para atingor a capital, Natal (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. V, 1960).

ACIMA: A cidade de Nova Cruz e o casario e árvores em 2021, junto à antiga estação (Foto Geraldo Langovsky).

ACIMA: A cidade de Nova Cruz e o casario na praça em 2021, junto à antiga estação (Foto Geraldo Langovsky).

(Fontes: Geraldo Langovsky, 2021; Leonardo Arruda Cāmara; Ilvaíta Maria Costa, 2006; João Batista dos Santos, 2015; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. V, 1960)
     

A estação de Nova Cruz, sem data. Autor desconhecido

A estação nos anos 1950. Foto da Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960

A estação de Nova Cruz, em 2002. Autor desconhecido

A estação de Nova Cruz, em 2002. Autor desconhecido

A estação em 09/2006. Foto de Ilvaíta Maria Costa, da Casa da Cultura de Nova Cruz

A estação em 2015. Foto João Batista dos Santos

A estação em 2021. Foto Geraldo Langovsky
   
     
Atualização: 17.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.