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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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José Martins
Oscar Nelson
São Rafael
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Rio Grande do Norte (1933-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
OSCAR NELSON
Município de Itajá, RN
Ramal de Jurucutu - km 218 (1960)   RN-4588
Altitude: 108 m   Inauguração: 17.06.1949
Uso atual: moradia (2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
 
HISTORICO DA LINHA: Com a inauguração da estação de Lages em 1918, no sertão potiguar, a ferrovia que vinha de Natal estava agora em uma posição favorável para lançar duas linhas a partir da E. F. Sampaio Correia: uma para o sul do Estado, para a fronteira paraibana e outra para o norte, alcançando o porto de Macau. A continuação para Macau ficaria pronta somente em 1962 e duraria apenas vinte anos funcionando. A linha para Jurucutu foi interrompida nos anos 1960 por causa da desapropriação de terras para a construção de uma barragem.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Oscar Nelson foi inaugurada em 1949.

Todo o texto abaixo nesta página foi copiado, com algumas modificações, do blog de João Sêneca, Crônicas taipuenses, de 6/6/2021, com sua autorização.

A estação ferroviária da povoação de Oscar Nelson foi construída no prolongamento da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte entre Angicos e São Rafael estando situada no km 218 da referida ferrovia. A época a localidade estava situada no município de Santana do Matos, atualmente no de Itajá e foi inaugurada em 17/06/1949, ao que tudo indica já denominada com o nome Oscar Nelson, de onde derivou o nome da localidade.
         
De acordo com o jornal A Ordem encontrava-se aberto ao tráfego de passageiros e mercadorias, o prolongamento ferroviário de 25 km da linha Angicos a São Rafael, tendo sido instalado no km 13 daquele prolongamento a parada José Martins (km 209 da linha principal da EFCRGN) e como estação terminal a estação Oscar Nelson (A ORDEM, 22/06/1949, p.1)
         
A medida causou satisfação entre a população local, esperando-se que em breve fosse concluído o prolongamento ligando a cidade de Angicos a São Rafael. Restava apenas 21 km entre Oscar Nelson e São Rafael para se concluir o prolongamento, no entanto esse pequeno percurso demoraria quase uma década para ser concluído. 
     
O trecho já se achava pronto todo o serviço de terraplenagem, cortes e aterros e a maioria das obras de artes (pontes, bueiros, etc) nas quais estavam faltando apenas as vigas das pontes e pontilhões (DIÁRIO DE NATAL, 16/11/1950, p.2). O trecho e a estação de São Rafael só vieram a ser abertos em 1956.
     
O tráfego de passageiros foi aberto imediatamente a inauguração da estação. De acordo com o horário divulgado pela EFCRGN os trens partiam de Natal as segundas, quartas e sextas-feiras as 06h30 chegando em Oscar Nelson as 15h30.O percurso inverso era realizado as terças, quintas e sábados partindo de Oscar Nelson as 04h00 e chegada em Natal as 13h00. Eram, pois, 9 horas de percurso a ser vencido entre Oscar Nelson e Natal, tendo nesse percurso algumas paradas para refeições dos viajantes.
         
Do homenageado pela estação do km 218 da EFCRGN sabe-se que Oscar Samuel Jones Nelson foi funcionário da mesma ferrovia, tendo sido agente da estação de Baixa Verde (ALMANAK LAEMMERT: ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL (RJ), 1929, p.1043) e também na estação de Natal (A ORDEM, 29/02/1944, p.1) tendo falecido provavelmente antes da inauguração da estação ao qual foi homenageada com seu nome. Dele não encontramos maiores informações.

O prédio da estação Oscar Nelson se assemelha com o da estação de Angicos sendo um pouco menor que esta. Meses após a inauguração da referida estação a mesma sofreu avarias devido uma forte ventania que ocorreu em março de 1950 na qual segundo o jornal A Ordem: “em dias dessa semana violenta ventania passou por sobre Oscar Nelson no interior do nosso Estado cuja estação da Estrada de Ferro teve nada menos de cem telhas arrancadas de seu teto. O vento foi tão violento que apesar de sua rapidez aterrorizou a muitos moradores daquela parada” (A ORDEM, 08/03/1950, p.1) não se registraram vitimas do ocorrido.

No mesmo ano ocorreu o primeiro acidente no trecho com um trem de passageiros que fazia a linha Oscar Nelson-Natal. O desastre ocorreu entre as estações de Oscar Nelson e Angicos quando o trem que desenvolvia certa velocidade colheu duas rezes que tentavam atravessar a linha cujo violento choque fez descarrilar a locomotiva nº 102 dirigida no momento pelo maquinista Osvaldo Lopes saindo ferido apenas o graxeiro encarregado da lubrificação da locomotiva cujo nome escapou a reportagem do jornal A Ordem, tendo sofrido apenas uma pequena contusão na altura do joelho, enquanto os demais empregados e  passageiros do referido trem nada sofreram.

Em consequência do ocorrido no trecho de Oscar Nelson atrasou o trem que se destinava a Natal em 5 horas, tempo que os empregados do trem precisaram para normalizar a situação de forma que pudessem prosseguir a viagem (A ORDEM, 13/07/1950, p.4).

A estação foi desativada na década de 1960, quando foi extinto o ramal São Rafael a Angicos, considerado antieconômico. Em 2021, o prédio servia como residência.

Fica no município de Itajá, mas a divisa municipal acompanha o leito da antiga linha.

1951
AO LADO:
Horario da ferrovia em 1951 (Diario de Natal, março de 1951)

1952
AO LADO:
Horario da ferrovia em 1952 (Diario de Natal, 1951)


ACIMA: Horario da ferrovia em 1956 (Diario de Natal, 1956)

ACIMA: Horario da ferrovia em 1952 (Diario de Natal, 1951)

(Fontes: Felicia Fabula; Nicholas Burman; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em setembro de 2013. Foto Felicia Fabula


A estação em 2017. Foto Nilton Cesar


A estação em 2017. Foto Crônicas taipuenses
     
Atualização: 30.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.