A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
Álvaro Botelho
Pedra Negra
Macaia
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Oeste de Minas (1888-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1966)
PEDRA NEGRA
Município de Bom Sucesso, MG
Linha de Divinópolis-km 227,460 (1960)   MG-1552
Altitude: 764 m   Inauguração: 16.06.1888
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1888? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava as estações de Aureliano Mourão e Ribairão Vermelho foi construída em bitola de 76 cm e entregue em 1888, e um de seus nomes era linha de Divinópolis pois ligava Lavras e Ribeirão Vermelho a essa cidade através da linha do Paraopeba da EFOM. Em 1/5/1966 essa linha foi desativada entre o km 20 e Ribeirão Vermelho com a construção de uma nova linha em bitola métrica entre Lavras e esse ponto. O restante da linha está ativo até hoje com bitola métrica.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedra Negra foi aberta em 1888.

Segundo consta, carregava principalmente manteiga.

Em 01/05/1966 o trecho da linha onde a estação estava, ainda em bitola de 76 cm, foi desativado com a construção de uma variante entre Lavras e o km 20 dessa linha, em bitola métrica. (*Relatório "Substituição de Linhas Férreas Antieconomicas")

A estação teria sido demolida depois da construção da nova variante métrica. O vilarejo foi inundado pelas águas da represa da usina hidrelétrica do Funil, em 2002.

"A charmosa vila foi construída em torno da Estação Ferroviária, por onde transitavam, até trinta anos atrás, dois trens que transportavam café ao porto de Santos e retornavam com notícias e suprimentos. Antes da desativação da ferrovia (1966), oito casas comerciais agitavam a vila. Com a retirada da linha de ferro e o plano da construção da usina, Pedra Negra, Funil e Macaia, foram abandonadas pelos órgãos administrativos, por falta de interesse em investir numa área a ser futuramente desapropriada. Os moradores de Pedra Negra foram relocados para uma nova comunidade em um bairro de Ijaci, cidade próxima" (do site www.anareginanogueira.com.br).

Curiosamente, na "nova" cidade, há uma réplica da antiga estação. "A nova estação de Pedra Negra foi construída num bairro do município de Ijaci, para onde foram removidos os antigos moradores da antiga Pedra Negra, devido ao alagamento promovido pela hidrelétrica do Funil. Resolveram construir a estação neste novo bairro para que os moradores não perdessem sua referência do passado. Nela, porém, infelizmente, nunca passaram trilhos nem trens" (Fábio Libânio, 01/2007).

ACIMA: Local onde ficava a estação de Pedra Negra: a plataforma ainda está lá - data desconhecida (Foto Antonio Giarolla).

(Fontes: Fábio Libânio; Antonio Giarolla; Pimenta, Eleutério e Caramuru: As ferrovias em Minas Gerais, SESC, 2003; viagemnostrilhos.blogspot.com; Substituição de Linhas Férreas Antieconomicas, anos 1960; www.anareginanogueira.com.br; Guia Geral das Estrada de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação ainda em pé. Sem data. Acervo do museu da cidade

A estação às vésperas da inundação, em 2002. viagemnostrilhos.blogspot.
com

A estação em 2002. Foto extraída do livro "As ferrovias em Minas Gerais", de Pimenta, Eleutério e Caramuru, SESC, 2003

A nova estação, "de mentirinha", em 01/2007. Foto Fábio Libânio
 
     
Atualização: 04.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.