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VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
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Ribeirão Vermelho
Álvaro Botelho
Santos Dias
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas (1888-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ÁLVARO BOTELHO
Município de Ribeirão Vermelho, MG
Linha-Tronco - km 407,203 (1960)   MG-1496
Altitude: 739 m   Inauguração: 14.04.1888
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Alvaro Botelho foi inaugurada em 1888.

ACIMA: Mapa do município de Lavras, como era em 1930 (CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR). A estação de Alvaro Botelho aparece no canto esquerdo superior do município. Notar as linhas existentes EM VERMELHO: do sul para noroeste, a linha-tronco da então EFOM; no norte, seguindo de Ribeirão Vermelho para o leste, a bitolinha de 60 cm; de Lavras para sudoeste, a ligação com Três Corações. Notar que Lavras ainda englobava diversas estações e distritos que hoje são independentes, como Ribeirão Vermelho, Carrancas e outros (Autor desconhecido).

ACIMA: Ruínas dos pilares da caixa d'água da estação podem ainda ser vistas no antigo pátio da estação de Álvaro Botelho, em 19 de julho de 2008 (Foto Carlos Latuff).
Já nada mais resta dela, exceto pilares de sustentação da antiga caixa d'água. A plataforma, também em ruínas, está coberta de vegetação.
     

A estação em 1910. autor desconhecido
   
     
     
Atualização: 15.09.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.