A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
Chagas Dória
São João del Rey
Ibitutinga
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Oeste de Minas (1881-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1969)
RFFSA (1975-1996)
Ferrovia Centro-Atlântica (1996-)
SÃO JOÃO DEL REY
Município de São João del Rey, MG (1881-)
Linha do Paraopeba - km 98,430 (1960)   MG-0092
Altitude: 860 m   Inauguração: 28.08.1881
Uso atual: estação e museu (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1881
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São João del Rey foi inaugurada com muitas festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881. Era a ponta de linha da linha que então ligava Sítio (hoje Antonio Carlos), na Central do Brasil, a essa cidade.

A linha só foi prolongada em 1887. A composição chegava e partia de São João del Rey para o mesmo sentido: havia que se fazer uma manobra no virador, pois havia que se recuar para sair para Ibitutinga.

Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola de 0,76 m da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João del Rey e Tiradentes foi mantido: até hoje, rodam em fins de semana e feriados as composições a vapor entre as duas estações, com fins turísticos. O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica
(FCA).


ACIMA: A estação de São João del Rey, provavelmente início do século XX (Autor desconhecido).

ACIMA: Esquema das linhas no pátio de São João del Rey ao tempo em que a linha seguia adiante para Aureliano Mourão, Lavras e Barra do Paraopeba (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR). Reparar na rotunda (centro). Além da rotunda, muitas dessas linhas ainda existem no pátio (Cessão Flavio Cavalcanti).
1891
AO LADO:
A estação de São João D'El Rey pertencia à Estrada de Ferro Oeste de Minas. A agência postal da estação foi criada em 12 de setembro de 1882. Diariamente permutava malas postais com a Administração Regional em Ouro Preto. Elas seguiam pela EFOM - Linha de Aureliano Mourão - até a Estação do Sítio, atual Antônio Carlos, de onde seguiam, pela Linha do Centro da E. F. Central do Brasil até Miguel Burnier. A partir daí, pela mesma EFCB - Ramal de Ouro Preto - até o destino (Texto e reprodução ao lado por Marcio Protzner, 7/9/2009).

ACIMA: Composição da RMV saindo de São João del Rey para Aureliano Mourão, provavelmente início dos anos 1970. Essa linha por onde ele sai não existe mais, é hoje a avenida Leite de Castro. A linha que ainda existe é a outra, que segue para Tiradentes (Blog Viagem nos Trilhos).
ACIMA: Pátio ferroviário de São João del Rey em 2013 (Autor desconhecido).

ACIMA: Trens na gare de São João del Rey em 2018 (Foto Ludmila Albuquerque em maio de 2018)..

ACIMA: Trilhos no caminho do trem turistico em São João del Rey em 2020 (Foto Hugo Caramuru em 22/3/2020).).

(Fontes: Leandro Guidini; Marcio Protzner; Rodrigo Cabredo; Flavio Cavalcanti; Alberto del Bianco; Nilson Rodrigues; Giovanni Carvalho; Bruno N. Campos; Alexandre Linhares Giesbrecht; http://viagemnostrilhos.blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de São João del Rey, sem data. Autor desconhecido

O trem na plataforma de São João del Rey em 1981. Foto Alberto del Bianco

Para o alto, a saída recém-desativada de São João del Rey para a estação de Aureliano Mourão, em 1982. Foto Nilson Rodrigues

Armazém de São João del Rey em 02/2003. Foto Giovanni Carvalho

A rotunda de São João del Rey em 02/2003. Foto Giovanni Carvalho

A estação de São João del Rey em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

A estação em 3/2/2010. Foto Leandro Gudini

Fachada da estação em maio de 2015. Foto Rodrigo Cabredo
 
     
Atualização: 07.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.