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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Traituba
Carrancas
Paulo Freitas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1903-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARRANCAS
Município de Andrelandia, MG (1903-1948);
Município de Carrancas, MG (1948-)
Linha-Tronco - km 321,981 (1960)   MG-2787
Altitude: 903 m   Inauguração: 14.12.1903
Uso atual: moradia (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Carrancas foi aberta pela E. F. Oeste de Minas em 1903 e incorporada pela RMV em 1931.

A região onde fica a estação é mineradora. A estação fica um pouco distante da cidade - basta ver o mapa abaixo para ver que fica a oeste da sede -, famosa por possuir cachoeiras muito interessantes.

Trens de passageiros pararam na estação até 1995.

Em 13/6/2021, Jonas Augusto Martins de Carvalho esteve lá e me escreveu: "A referida estação fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Carrancas e deu nome ao pequeno vilarejo que ali se formou: "Estação de Carrancas". Bem pacato, com poucas casas e uma igreja, a estação é o imóvel antigo que mais se destaca no local e estava então servindo como moradia (em uma pequena área cercada ao lado do prédio existe inclusive uma pequena horta e um galinheiro). O alojamento para equipes de via construído em frente à estação não parece ter qualquer tipo de utilização; está fechado, sem sinais de invasões".

Segundo Murillo Santos, a estação encontrava-se fechada em 13/5/2023; havia passagem diária de trens de carga entre Volta Redonda - RJ e Divinópolis - MG, em torno de 4 trens por dia, sem horário definido.


ACIMA: Mapa do município de Lavras, como era em 1930 (CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR). A estação de Carrancas aparece no mapa no sul do município. Notar as linhas existentes EM VERMELHO: do sul para noroeste, a linha-tronco da então EFOM; no norte, seguindo de Ribeirão Vermelho para o leste, a bitolinha de 60 cm; de Lavras para sudoeste, a ligação com Três Corações. Notar que Lavras ainda englobava diversas estações e distritos que hoje são independentes, como Ribeirão Vermelho, Carrancas e outros (Autor desconhecido).

ACIMA: O trem Barra Mansa-Ribeirão Vermelho em uma de suas últimas viagens, em 13 de fevereiro de 1995 parado na estação de Carrancas. No ano seguinte els seria desativado, apesar do bom movimento que possuía (Foto Carlos Roberto de Almeida).

ACIMA: A estação em 13/5/2023. Foto: Murillo Gonçalves Santos.

(Fontes: Murillo Gonçalves Santos, 2023; Jonas Carvalho, 2021; Carlos R. Almeida, 1995; Roberto Mansur, 2011; Renato Libeck; Auremar de Castro, 2002; Renato C. Ramos, 1989; O Estado de Minas, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A estação em 05/1989. Foto Renato C. Ramos

A estação em 2002. Foto Auremar de Castro, do jornal O Estado de Minas

A estação em 7/2011. Foto Roberto Mansur

A estação em 2016. Foto Fernando Marietan

A estação em 13/6/2021. Foto Jonas Martins
 
     
Atualização: 19.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.