A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
...
Macaúbas
Celso Bueno
Monte Carmelo
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede Mineira de Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CELSO BUENO (antiga IRAHY)
Município de Monte Carmelo, MG
Linha-Tronco - km 961,742 (1960)   MG-1499
Altitude: 1.010 m   Inauguração: 24.04.1937
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada como Irahy em 1937. A partir de antes da estação de Celso Bueno (no sentido de Goiandira) foi aberta em 1984 uma variante até Araguari, para desviar a linha-tronco para oeste, pois a linha dali até Goiandira seria erradicada para a construção de uma represa sobre o rio Paranaíba. A linha nova, EF-045, sai de um ponto entre as estações de Macaúbas e a de Celso Bueno. A linha continuou seguindo até Monte Carmelo, a estação seguinte, que passaria a ser a estação terminal da linha-tronco da antiga RMV por algum tempo. O trem de passageiros dessa linha-tronco foi se desfazendo em diversos trens durante os anos 1970, vários trechos ficaram sem ele, mas até o final dos anos 1980 ainda passava um trem de passageiros diário por Celso Bueno, fazendo a rota Ibiá-Monte Carmelo. "Fui a Celso Bueno, especialmente para fotografar, e para minha grande decepção sua estação já foi demolida há muito tempo" (Roberto Fonseca Dias, 03/2006). Os trilhos também já foram provavelmente retirados, posto que, como já dito acima, a variante para Araguari (variante Folhados-Araguari) foi aberta em 1984 (por causa da construção da represa de Itumbiara no rio Paranaíba, na divisa Minas-Goiás) e sai de antes desta estação, entre esta e a de Macaúbas. Celso Bueno é hoje um distrito do município de Monte Carmelo.
(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Coaraci Camargo; Edmar César Alves: Batalhão Mauá, Uma História de Grandes Feitos, Araguari, 2003; RFFSA: Horário de trens de passageiros, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957)
     
 
   
     
Atualização: 01.02.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.