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VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
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Celso Bueno
Monte Carmelo
São Félix
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Mineira de Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990)
MONTE CARMELO
Município de Monte Carmelo, MG
Linha-Tronco - km 993,396 (1960)   MG-3070
Altitude: 868 m   Inauguração: 24.04.1937
Uso atual: centro cultural (2006)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2016) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Carmelo foi inaugurada em 1937.

O prédio original deu lugar a um maior e mais moderno algum tempo depois.

A partir da estação anterior, Celso Bueno, foi construída, nos anos 1970, uma variante até Araguari, para desviar a linha-tronco para oeste, pois a linha dali até Goiandira seria erradicada para a construção de uma represa sobre o rio Paranaíba. Celso Bueno tornou-se um entroncamento, pois a linha continuou seguindo até Monte Carmelo, a estação seguinte, que passou a ser a estação terminal da linha-tronco da antiga RMV.

O trem de passageiros da linha-tronco foi se desfazendo em diversos trens durante os anos 1970, vários trechos ficaram sem ele, mas até o final dos anos 1980 ainda passava um trem de passageiros diário por Monte Carmelo, fazendo a rota Ibiá-Monte Carmelo. Como ponta de um pequeno ramal, não duraram muito os trilhos de Celso Bueno até Monte Carmelo.

Em 2005, não existiam mais, "já há um bom tempo". O pátio, asfaltado, era usado para feiras e evento em 2006.


ACIMA: A estação em 1948 (Autor desconhecido).

ACIMA: Do lado esquerdo da foto, pátio e material rodante da estação de Monte Carmelo em 1958, com a maior parte da cidade à direita da estação (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1959).

ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação da cidade está no centro do mapa - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).

(Fontes: Roberto Fonseca Dias; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959)
     

A estação logo após a inauguração em 1937. Autor desconhecido

A nova estação, diferente da original, anos 1960. Autor desconhecido

A nova estação, diferente da original, anos 1960. Autor desconhecido

A nova estação, diferente da original, anos 1960. Autor desconhecido

A estação em 1979. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 1981. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 1981. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias
     
Atualização: 16.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.