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VXY Mogiana em MG
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Douradoquara
Grupiara
Três Ranchos
...

IBGE-1957
 
 
Rede Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990)
GRUPIARA
Município de Monte Carmelo, MG
Linha-Tronco - km 1.049,000 (1960)   MG-3451
  Inauguração: 11.11.1942
Uso atual: demolida e submersa   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Grupiara, última estação da linha-tronco ainda em território mineiro pouco antes da divisa com Goiás, foi inaugurada em 1942, no prolongamento do tronco da RMV que o uniria a Goiandira. Foi inaugurada oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação. A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que advêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território." (Texto extraído do relatório da RMV para 1944) As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho. Todo este trecho, no entanto, no início dos anos 1990, foi retirado por causa da construção de uma represa. A linha, a partir de Celso Bueno, passou a seguir para oeste, para Araguari. Como no caso da de Douradoquara, esta estação também foi submergida pelas águas da represa.
     
   
     
Atualização: 06.08.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.