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VXY Mogiana em MG
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Augusto Pestana
Santo Antonio
Morangal
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1922-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTO ANTONIO
Município de Liberdade, MG
Linha-Tronco - km 191,970 (1960)   MG-3675
Altitude: 1.100 m   Inauguração: 08.09.1922
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, nua ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linh foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Santo Antonio foi inaugurada em 1922. É muito provável que o seu nome fosse Santo Antimo e não Santo Antonio, como consta no único guia em que encontrei essa parada: O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960.

O Guia Telegráfico de 1927 mostra, na mesma posição, essa parada com o nome de Santo Antimo. O colégio particular de nome Santo Antimo existiu na região de Liberdade, entre os anos 1920 e 1925, e foi propriedade do imigrante italiano José (Giuseppe) Pietroluongo, que tinha residência no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Consta, segundo informações de familiares, que havia inclusive uma parada de trem (estribo ferroviário), pertencente à antiga Rede Mineira de Viação (EFOM), chamado também de Santo Antimo, próximo à sua propriedade.

Também era chamada pelos moradores do local simplesmente de Caixa D'Água.

(Fontes: Luiz Fernando Pietroluongo; Décio Marques; Guias Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Antigo local da parada. Ao fundo, passagem de nível. Foto de Décio Marques em 07/2005
   
     
Atualização: 14.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.