A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
...
Tamanduapava
Araxá-nova
Capivara
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
 
RFFSA (1982-2003)
ARAXÁ-NOVA
Município de Araxá, MG
Ramal Ibiá-Uberaba (variante) - km   MG-2796
Altitude: -   Inauguração: 1982
Uso atual: estação (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Ibiá-Uberaba, ligando o tronco da E. F. Oeste de Minas (depois RMV) à linha do Catalão, da Mogiana, foi aberta em 1926. Funciona até hoje com trens cargueiros, e em 1982 a parte da linha que passava por dentro da cidade de Araxá foi erradicada com a construção de uma variante que margeia a cidade.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Araxá-nova substituiu a estação de Araxá, que ficava dentro da cidade. A variante foi construída e entregue em 1982 pelo Batalhão Ferroviário Mauá, sediado em Araguari, MG. A estação fica localizada na beira da estrada de rodagem que passa fora de Araxá. Tem 6 linhas de desvio e está aparentemente ativa. "O pátio é imenso, mas só havia um vagão.

ACIMA: O mapa mostra a variante em relação à linha original. Foi uma economia de mais de 4 quilômetros de linha, eliminando a absurda volta para entrar na cidade, que em 1982 já não tinha mais a estação servindo trens de passageiros (Esquema extraído de um boletim da RFFSA, sem data, mas da época da entrega da variante, em 1982). ABAIXO: Pátio da estação em 31/12/2015 (Foto Adriano Martins).

Nada de ferroviários ou outra alma viva além de nos dois. O local é muito próximo do Grande Hotel Araxá, sendo por isso, fácil de encontrar. Passa-se sobre a linha na ida para o tal hotel e da estrada vislumbra-se a estação a uns 300 metros de distância. A dormentação e os trilhos estavam muito ruins. Notei que as portas da estação eram de madeira e muito antigas, por isso creio que eram do armazém original da EFOM em Araxá. Partem dali os desvios da Arafértil e da Bunge" (Pedro Paulo Rezende, 2006). (Veja também ARAXÁ)
(Fontes: Adriano Martins; Pedro Paulo Rezende; Flávio Lage; J. H. Buzelin; RFFSA: Boletim sobre a entrega da variante, sem data)
     

A estação, em 14/03/1995. Foto Flávio Lage

A estação ao lado da estrada. Foto Antonio Gorni em 2003

A estação em 2005. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 31/12/2015
   
     
Atualização: 04.01.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.