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VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
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Batuíra
Uberaba
Uberaba-Mogiana
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E. F. Oeste de Minas (1926-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
UBERABA (RMV)
Município de Uberaba, MG
Ramal Ibiá - Uberaba - km 1.057,200 (1960)   MG-4077
Altitude: 784 m   Inauguração: 15.11.1926
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Ibiá-Uberaba, ligando o tronco da E. F. Oeste de Minas (depois RMV) à linha do Catalão, da Mogiana, foi aberta em 1926. Funciona até hoje com trens cargueiros, e em 1982 a parte da linha que passava por dentro da cidade de Araxá foi erradicada com a construção de uma variante que margeia a cidade.
 

A ESTAÇÃO: Há duas datas para a inauguração da estação de Uberaba da E. F. Oeste de Minas: 15/11/1926 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) e 10/11/1925 (fonte ignorada). Considerei acima a primeira.

O trem no ramal, pelo menos em alguma época, seria composto por 6 carros, incluindo dormitório e restaurante.

"A estação ferroviária de Uberaba, da Rede Mineira, ficava no bairro de São Benedito, onde hoje é a nova estação rodoviária. O trem fazia o seguinte trajeto, vindo de Belo Horizonte: a linha passava pela rua Cel. Joaquim Oliveira Prata, onde até hoje ainda existem algumas casas de alguns ferroviários que trabalhavam na rede, depois atravessava a rua São Benedito, passava em frente à igreja de São Benedito e onde existe hoje o antigo prédio da Casemg ficavam as charretes para pegar os passageiros. Onde hoje existe um jardim com uma máquina agrícola bem ao lado da rodoviária, ficava a casa do chefe da estação, que se chamava Sr. Mário. Esta estação funcionou até mais ou menos 1970, na praça Donato Cicci. Dando mais detalhes da estação da RMV, o prédio tinha mais ou menos as características do da estação de Peirópolis só que um pouco maior e ficava exatamente onde está hoje o prédio da rodoviária. Eu morava em Belo Horizonte e vinha neste trem que saia da estação em BH às 17:30, passando por Divinópolis, Itaúna, Ibiá, Araxá e só chegava aqui em Uberaba no outro dia mais ou menos às 18hs, isto quando não atrasava. Tinha carro leito, restaurante etc. No lugar onde hoje é o estacionamento onde ficava o pátio de manobras, e um detalhe importante é que aquele prédio onde funcionou a fábrica de botinas Zebu e que hoje está abandonado já existia na época. Se não estou enganado o velho prédio da antiga estação foi demolido na gestão do então prefeito Arnaldo Rosa Prata por volta de 1968 até 1970. Desembarquei nesta estação muitas vezes quando vinha visitar meus parentes aqui da terrinha, e eu e um tio meu que faleceu éramos amigos do Sr. Mário que morava numa casa ao lado do prédio e como já citei era o chefe da estação. voltando a falar da estação ferroviária no bairro são benedito onde hoje é a nova rodoviária, o trem fazia o seguinte trajeto vindo de Belo Horizonte,a linha passava pela Cel. Joaquim Oliveira Prata onde até hoje ainda existem algumas casas de alguns ferroviários que trabalhavam na rede, depois atravessava a rua S. Benedito passava em frente á igreja S. Benedito e onde tem o antigo prédio da Casemg ficava as charretes para pegar os passageiros. Onde tem hoje um jardim com uma máquina agrícola bem ao lado da rodoviária, ficava a casa do chefe da estação que se chamava S. Mário. Esta estação funcionou até mais ou menos 1970" (Luis Augusto Nome Ricardo, abril de 2008).


ACIMA: A estação da E. F. Oeste de Minas, depois RMV, em Uberaba. Teria sido o dia da sua inauguração, em 1926? (Autor desconhecido).

ACIMA: Composição da RMV que fazia o ramal Ibiá-Uberaba em 1935, parado supostamente em Uberaba (Autor desconhecido).

ACIMA: Mapa das linhas na Uberaba de 1970. A linha que entra na área urbana e se dirige para oeste era a da RMV (VFCO) e que terminava no miolo da cidade, onde estava a estação da RMV (VFCO) de Uberaba. A linha que segue para à direita no mapa é a continuação da RMV (VFCO) que vai para Araxá e Ibiá. A outra linha que se dirige para o norte e que está à direita da RMV (VFCO) é a linha do Catalão, da Mogiana e que segue para Uberlândia e Araguari. A linha que segue para o sul ao centro do mapa é o ramal de Igarapava, da Mogiana
, que segue para Ribeirão Preto e Campinas. A linha que vai para o leste, seguindo para Conquista, é também a linha do Catalão da Mogiana - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA COM MAIS ABRANGÊNCIA (IBGE, 1970).

(Fontes: Luis Augusto Nome Ricardo; João Pires Barbosa Filho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     
   
     
     
Atualização: 08.07.2019
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