A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Encruzilhada
Dom Pedrito
Leões
...

Mapa da linha - 1946
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D

...
 
V. F. Rio Grande do Sul (1943-1975)
RFFSA (1975-c.1980)
DOM PEDRITO
Município de Dom Pedrito, RS
Linha Livramento-S. Sebastião-km 853,933 (1960)   RS-0676
Altitude: 137   Inauguração: 06.03.1943
Uso atual: Secretaria da Agricultura do município e biblioteca infantil   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha entre São Sebastião, na Cacequi-Maritima, e Dom Pedrito foi aberta em 1923 (1925?), sendo que somente por volta de 1946 ela foi esticada até Livramento, onde se encontrava com o início de outra linha, Livramento-Cacequi. Entre 1963 e 1971, não são acusados trens de passageiros no trecho mais novo (Dom Pedrito-Livramento), voltando eles em 1972 para serem extintos por volta de 1979. O ramal foi totalmente erradicado.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Dom Pedrito foi inaugurada em 1923. Na época era ponta de linha do trecho São Sebastião-Dom Pedrito. Somente em 06.03.1943 o ramal foi prolongado até Livramento, e aí se construiu, em local mais adequado e numa parte mais alta da cidade, a estação de Dom Pedrito-nova, que é que hoje serve de sede para a Secretaria Municipal da Agricultura e para a Biblioteca Infantil. Quanto à estação original, ela também ainda existe, e hoje abriga a Escola Estadual Dr. Augusto Villamil de Castro. O IPHAE cita a data da estação original em 1923, mas a abertura do ramal em 1925; da mesma forma, a estação nova teria sido inaugurada em março de 1943, mas os guias acusam que, em maio de 1945, mais de dois anos depois da inauguração da estação, ainda não havia trens de Dom Pedrito para Livramento. Em 1948, já funcionava a linha toda. Em 1965 e 1970, eles teriam voltado a fazer apenas o trecho original, tendo Dom Pedrito como ponto final, voltando ao trecho integral em 1972. Em 1978, eles ainda acusam trens na linha toda, mas já não mais em 1980. O ramal teve os trilhos retirados. "Quanto aos trilhos, em 1994, eu me recordo que na volta deu para ver trechos mas eram da linha que vinha de São Sebastião, a de Livramento não dá para ver da estrada e portanto não sei dizer se ainda tinha trilhos. Na estação funcionava a Brigada Militar. Estive lá depois em 2005 e o prédio já estava ocupado pela Secretária da Agricultura da prefeitura de Dom Pedrito e não havia mais vestígios dos trilhos" (Alfredo Rodrigues, 11/2006). (Veja também DOM PEDRITO-VELHA) (Fontes: Alejandro Tumanoff; Alfredo Rodrigues; Lailson Bundt; Leonardo Dziekaniak de Aguiar; Revista Refesa, maio-jun 1968; www.dompedrito.com.br; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Turístico, 1944; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81)
     


A estação em 1944. Foto do Guia Turístico de 1944, gentileza Alfredo Rodrigues


Fachada da estação em 1994. Foto Alfredo Rodrigues

Fachada da estação em 1994. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 1994, ainda com trilhos, que parecem abandonados. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Dom Pedrito em 2003. Foto cedida por Lailson Bundt, do site www.dompedrito.com.br

A estação em 25/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff

A fachada da estação em 25/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff
   
     
Atualização: 09.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.