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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARATÁ
Município de Maratá, RS |
Linha de Caxias - km 98 (1960) |
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RS-0686 |
Altitude: 27 m |
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Inauguração: 27.12.1909 |
Uso atual: demolida e reconstruída |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Maratá foi inaugurada em 1909 pela Cie. Auxiliaire.
Desativada no final dos anos 1970, seus trilhos foram retirados. Próxima
à estação ficava uma pedreira da ferrovia, a
pedreira Maratá. Emancipou-se como município
em 1992. "O pátio da antiga estação abriga
um parque da prefeitura, o prédio talvez ainda exista, faz
tempo que não vou até lá" (Gelson
Garcia, Montenegro, RS, 03/2005). "O ônibus da
foto abaixo fazia a conexão com o trem que vinha de Porto Alegre pela
manhã, levando os passageiros para Lajeado e Estrela, hoje cidades
de

ACIMA: A linha passa por Maratá, em data não
identificada (http://historiasvalecai. blogspot.com).
porte médio, mas que na época, devido à falta de rodovias,
dependiam do trem para se deslocarem até a capital. O mesmo voltava
a tarde trazendo os passageiros com destino a Montenegro e Porto Alegre.
Na foto o ônibus está em frente à estação aguardando a chegada
do trem Hoje, o que existe da estação de Maratá é a plataforma e a
velha caixa d água transformada em caneco de chopp. Infelizmente a
Prefeitura demoliu todas as dependências da estação" (Gelson
Garcia, Montenegro, RS, 01/2006). O mesmo Gelson informa,
em julho de 2006, que a estação foi reconstruída
no mesmo local.
(Fontes: Gelson Garcia; Revista Ferroviária,
08/2000; http://historiasvalecai. blogspot.com;
IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002;
VFRGS: Relatório, 1929; Guias Levi, 1940-81; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação na inauguração, em 1909.
Cessão Gelson Garcia
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À direita do ônibus, a estação de
Maratá, em 1952. Acervo Gelson Garcia |

A estação reconstruída no mesmo local.
Foto de Carlos Latuff em 2014 |
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Atualização:
09.11.2014
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