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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Borges
Arroio do Só
João Alberti
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ARROIO DO SÓ
Município de Santa Maria, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 544,434 (1960)   RA-3168
Altitude: 59,03 m   Inauguração: 13.10.1885
Uso atual: moradia (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Arroio do Só foi inaugurada em 1885 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.

A vila em volta é hoje um distrito do município de Santa Maria. Está situada entre os arroios do Vacacaí e do Só.

Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 02/02/1996.

"A estação foi reformada em agosto/2011 pela ALL, sendo a obra executada pela empresa Alternativa Construções. A estrutura do prédio se encontra em boas condições com aberturas e madeirame ainda são originais, as boas condições se devem em parte ao zelo de um comerciante local que mantém no patio ao lado uma fábrica de cuias de chimarrão. A estação é ponto de referência da pequena cidade de Arroio do Só e em frente à estação, no local que foi pátio de manobras, foi mantida somente uma segunda linha de trilhos atualmente utilizada para estacionamento de trens de carga enquanto aguardam a passagem de outra composição e liberação da linha. No restante da área a prefeitura local instalou praça com brinquedos e cancha de esportes, muito utilizada pela população local. O lugar é aprazível e merece visitação, em certa época do ano é feito neste pátio a festa de comemoração da capital nacional das cuias e do porco no rolete" (Ricardo Brum, 10/12/2011).

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Luis André Missio; Fabiano Saidelles dos Santos; Ricardo Brum; Daniel Taschetto; P. Nilton de Carvalho; Gazeta Mercantil, 1996; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Arroio do Só por volta de 1940. Acervo P. Nilton de Carvalho

A estação de Arroio do Só em 2005. Foto Daniel Taschetto

A estação de Arroio do Só em 2005. Foto Daniel Taschetto

A estação em 2011. Foto Luis André Missio

A estação em 2017. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 20.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.