|
|
V. F. Rio Grande
do Sul (1938-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FANFA
Município de Triunfo, RS |
Linha PA-Uruguaiana (na variante Diretor
Pestana-Barreto) - km 809,666 (1960) |
|
RS-2808 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 14.03.1938 |
Uso atual: moradia (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
Diretor Pestana-Barreto foi inaugurada pela VFRGS em 1938 e substituiu
o trecho entre as mesmas estações da linha Porto Alegre-Uruguaiana,
encurtando-o em cerca de 50 quilômetros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Porto Baptista foi inaugurada em 1938 pela VFRGS, na variante
Diretor Pestana-Barreto.
Em 14 de dezembro de 1939, seu nome passou
a ser Fanfa, ilha no rio Jacuí, próxima à
estação, célebre pelo combate travado na Revolução
Farroupilha entre as tropas legalistas e republicanas em 1836.
"Eu
me lembro daquele trágico acidente de Fanfa onde dezenas morreram.
Ainda recordo do chefe da estação passando correndo frente à
casa do meu tio em direção ao hospital para avisar do ocorrido. Eu
era guri na época, alguma coisa eu me lembro do que foi o maior acidente
de trem do RS. Um trem se não me engano carregado de paralelepípedos
não parou num cruzamento e chocou-se com o trem misto que vinha de
Porto Alegre. A maioria das pessoas trabalhava na capital ou retornava
para passar o fim de semana, não lembro bem isto deve ter ocorrido
em meados de 1967 ou 1968. Falavam na época que o maquinista do cargueiro
teria dormido ao passar por uma estação onde receberia ordem para
parar a 100 m do entroncamento. Sei que o maquinista não foi julgado
e o crime prescreveu (30 anos)" (Cesar A. S. Pereira,
Pântano Grande, RS, 04/2007).
Foram, na verdade, 68 mortos
e 60
feridos no dia 27 de janeiro de 1968.
O trem misto, apelidado de "Leiteiro", colidiu com
um cargueiro de 689 toneladas próximo ao bairro de Porto
Batista, às 17h50 e a cerca de 100 m da estação
de Fanfa, atingindo dois carros de passageiros.
A estação
deixou de receber trens de passageiros em fevereiro de 1996, quando
estes foram suprimidos entre Porto Alegre e Uruguaiana.
Estava razoavelmente conservada em 2018 e servindo como moradia.

ACIMA: De onde veio o nome "Fanfa"? Da batalha de 1839 entre
a Guarda Nacional e os revolucionários gaúchos de 1836
(O Estado de S. Paulo, 2/10/1981).

ACIMA: O acidente em Fanfa em
27 de janeiro de 1968 (Foto Jornal Zero Hora).
(Fontes: Victor Hugo Langaro; Bernardo Cerentini;
Cesar A. S. Pereira; Claudio Arriens; Alfredo Rodrigues; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Ariosto Borges Fortes:
VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Jornal Zero Hora,
1968; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

Na plataforma da estação de Fanfa, em 1968, os
caixões dos mortos no desastre a 100 m da estação.
Foto Jornal Zero Hora |

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 170 |

A estação em 2008. Foto Claudio Arriens |

Estação de Fanfa em 29/7/2009. Foto Bernardo Cerentini
|
A estação de Fanfa em julho de 2015. Foto Victor
Hugo Langaro |

A estação em 2018. Foto Anthar Cesar/Canalcesar Blumenau |
|
|
|
|
Atualização:
11.04.2019
|
|