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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Capivari
Inhanduí
Guassu-Boi
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
INHANDUÍ
Município de Alegrete, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 775,192 (1960)   RS-3060
Altitude: 94 m   Inauguração: 21.12.1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Inhanduí foi inaugurada em 1907. O nome era uma homenagem ao Barão de Inhanduí, que tinha propriedades no município próximo à estação. Foi até então um acampamento do 2o Batalhão de Engenheiros, responsável pela construção da linha. Existia ali um grande acampamento com serviços médicos e hospitalar, além de um grande armazém de

ACIMA: Ponte da linha próxima à estação de Inhanduí (Foto Gunnar Gil, dezembro de 2012).
abastecimento. Dirigia os trabalhos de construção nesse trecho o Coronel Bento Carneiro, comandante do Batalhão. Ariosto Borges, que escreveu sobre as estações gaúchas em 1962, residiu nesse acampamento quando tinha 7 anos de idade, em companhia de seus pais. Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. A vila é hoje um distrito do município de Alegrete. A estação foi demolida, tendo sobrado apenas a plataforma de pedras.
(Fontes: Gunnar Gil; Gazeta Mercantil, 1996; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma de pedras da antiga estação. Foto Gunnar Gil
   
     
     
Atualização: 22.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.