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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pederneiras
Lima Brandão
Bexiga
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Mapa da linha - 1940
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V. F. Rio Grande do Sul (1928-c.1973)
LIMA BRANDÃO
Município de
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 667,605 (1960)   RS-3375
  Inauguração: 02.07.1928
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lima Brandão foi inaugurada em 1928. A abertura de uma variante na região por volta de 1973 tirou-a da linha. "Esse local me foi indicado pelo casal Ronaldo e Inês, de Pederneiras, que me levaram até lá de carro por uma estreita estrada de terra (agradeço a ambos pela ajuda prestimosa). Pra quem não conhece o lugar, é impossível chegar até lá. Ronaldo conhece porque estudou no colégio que ficava bem ao lado da estação. E de fato alí existem alguns poucos vestígios, com o um poço que servia a estação e a gruta onde havia uma imagem de Nossa Senhora. Tudo tomado pelo mato. Pelo que Ronaldo me contou, a ferrovia que alí existia foi desativada, dando lugar a que premanece até hoje, provavelmente um atalho" (Carlos Latuff, 12/2005). (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Carlos Latuff; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Posição da antiga estação, hoje demolida, e os trilhos, há anos retirados. Foto e esquema Carlos Latuff

Ruínas da estação de Lima Brandão. Foto Carlos Latuff

Ruínas da estação de Lima Brandão. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 30.09.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.