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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Estiva
Restinga Seca
Borges
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
RESTINGA SECA
Município de Restinga Seca, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 568,097 (1960)   RA-2816
Altitude: 44 m   Inauguração: 1898-99
Uso atual: museu e um café (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Restinga Seca foi inaugurada em 1898 (1899) pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, já na concessão da Auxiliaire.

Antes disso, no ano de 1895, foi ali, próximo ao arroio da Restinga Seca, construída uma caixa d'água para alimentação dos trens a vapor, originando o primitivo nome de Caixa D'água. Apesar de esta parada junto à caisa d'água ser parada obrigatória para os comboios,todas as mercadorias eram desembarcadas nas estações mais próximas, Jacuí, Estiva ou Arroio do Só. Como já existia ali um núcleo do povoado, uma comissão de moradores pediu à Cie. Auxiliaire, em 1898, uma estação junto à caixa d'água. A povoação passou a se chamar Restinga Seca, nome dado à estação aberta em 1898 - ou 1899, não se tem certeza.

"O primeiro agente foi João Antonio da Cunha, telegrafista da estação de Rio Pardo. Em 1899, Domingos Jorge Mostardeiro abriu uma hospedaria, dando origem a um povoado" (nota do autor do site: isto contradiz a afirmação acima, extraída do IPHAE, de que o povoado já existia quando da abertura da estação) (Cristina Oliveira, Diário de Santa Maria, 25/09/2006).

No relatório da VFRGS de 1926 afirma-se que o prédio da estação, do qual existem 2 fotos, era novo, contradizendo a informação do IPHAE em 2002, de que o prédio seria de 1898.

Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 02/02/1996. Em 2017 o prédio estava fechado e aparentemente sem uso, mas reabriria. Em 2022 abrigava um pequenno museu e um café.

1925
AO LADO: Próximo à estação, um desastre com feridos . (O Estado de S. Paulo, 20/12/1925).

ACIMA: Na frente da estação de Restinga Seca, um trolei (Foto Antonio Pastori em 3/2010).

(Fontes: Alex Alves, 2022; Vitor Hugo Langaro; Flavio Moreira dos Santos; Flávio Cavalcânti; Charles Guerra; Antonio Pastori; O Estado de S. Paulo, 1925; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Diário de Santa Maria, 2006; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; VFRGS: Relatório anual, 1926; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O prédio recém terminado da estação de Restinga Seca, em 1926. Foto do relatório da VFRGS da época. Cessão Flávio Cavalcanti

O prédio recém terminado da estação de Restinga Seca, em 1926. Foto do relatório da VFRGS da época. Cessão Flávio Cavalcanti

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE,
p. 256

A estação, no final do século XX. Foto Flavio Moreira dos Santos

A estação em 2006. Foto Charles Guerra, do jornal Diario de Santa Maria, em 18/06/2006

A estação em 2006. Foto Charles Guerra, do jornal Diario de Santa Maria, em 18/06/2006

A estação em 3/2010. Foto Antonio Pastori

A estação em 2017. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 30.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.