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No ramal de Agudos
(1899-1941):
Dois Córregos
Saldanha Marinho
Capim Fino
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1899-1941) |
SALDANHA
MARINHO
Município de Dois Córregos,
SP |
Ramal de Agudos original - km 9,182 |
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SP-0631 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.07.1899 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Agudos começou a ser construído pela Cia. Rio-Clarense em 1887, saindo
de Dois Córregos, no ramal de Jaú, e atingindo a estação de Mineiros.
Somente em 1899 foi prolongado, chegando nesse ano a Campos Salles,
em 1903 a Agudos e em 1905 a Piratininga. A partir de 1924, novos
prolongamentos foram feitos, chegando a linha a Marília em 1928 e
a Tupã em 1941. Nesse ano, uma grande parte da linha do ramal foi
anexada, com o ramal de Jaú e o de Bauru, ao tronco oeste da Paulista,
com bitola larga e parte eletrificada. Com isso, o que sobrou do ramal
foi dividido em dois: o trecho Dois Córregos-Iguatemi passou a ser
o ramal de Campos Salles e o Pederneiras-Piratininga, o ramal de Agudos.
Em 1966, os dois trechos foram desativados e os trilhos, ainda de
bitola métrica, retirados. |
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A ESTAÇÃO: Embora alguns
relatórios da Cia. Paulista indiquem a data de 19/02/1887 para
a inauguração da estação de Saldanha
Marinho, tal fato parece ter ocorrido realmente depois da aquisição
da Rio-clarense pela Paulista, o que ocorreu em 1892. A data de 1899,
quando a estação de Capim Fino, a seguinte no
ramal, foi inaugurada, parece mais correta.
Uma relação de estações da Rio Claro Railway,
de acordo com Guilherme Grandi (2005), não mostra nenhuma
operação, nem mesmo registros de construção,
do ramal de Agudos na época em que os ingleses da RCR
estavam tocando a estrada (1889-1892).
De qualquer forma, seu nome homenageia o antigo Governador da Província
de São Paulo, Saldanha Marinho, que foi um dos fundadores da
Cia. Paulista, sem nunca ter feito parte de sua diretoria. Vera
Helena Zveibil levanta isso também: "lendo o livro
"Minha Vida", de Adolfo Pinto, ele diz, na página
66, que foi ele quem propôs o nome de Saldanha Marinho para
a estação." Este seria mais um indício
de que a estação somente surgiu após a compra
da Paulista.
O fato é que a estação foi desativada em 30/3/41 (*rel.
CP-1941), com a inauguração de uma linha mais curta entre Dois
Córregos e Capim Fino, dando origem ao ramal de Campos
Sales, via Mineiros. Saldanha Marinho nunca foi
parte do novo ramal, mas também não o seria do tronco oeste: entre
sua abertura e 1941, era apenas a primeira estação do então ramal
de Agudos, e ficava, nessa linha, entre as estações
de Dois Córregos e Mineiros.
Em relatório de 1935, já estava prevista a sua eliminação,
facilitada por ter "movimento muito pequeno". Sua localização
atual não é fácil, foi demolida e engolida pelos canaviais, sendo
o local chamado pelo povo da cidade de Saldanha; era, pelo
menos na época em que estava ativa, parte do município de Dois
Córregos, bem perto da divisa com Mineiros.
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1934
AO LADO: Acidente na estação de Saldanha
Marinho (O Estado de S. Paulo, 13/9/1934). |
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1936
AO LADO: Comerciante paga
multa por desobedecer a legislação em Saldanha
Marinho (O Estado de S. Paulo, 5/7/1936).
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A estação de Saldanha Marinho, em 1918. Foto do
álbum dos 50 anos da Paulista (Filemon Peres) |
A estação, sem data. Foto de Antonio Esteves,
cedida por Adriano Martins |
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Atualização:
05.07.2018
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