|
|
...
No ramal de Agudos original (1899-1941):
Saldanha Marinho
Capim Fino
Falcão Filho
...
No ramal de Campos Salles (1941-1966):
Mineiros
Capim Fino
Falcão Filho
...
ram. Campos Salles-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1899-1966) |
CAPIM
FINO
Município de Mineiros do Tietê,
SP (veja o bairro) |
Ramal de Agudos original - km 17,242
Ramal de Campos Salles - km 16,819 |
|
SP-1081 |
Altitude: 701,752 m |
|
Inauguração: 01.07.1899 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Agudos começou a ser construído pela Cia. Rio-Clarense em
1887, saindo de Dois Córregos, no ramal de Jaú, e atingindo a estação
de Mineiros. Somente em 1899 foi prolongado, chegando nesse ano a
Campos Salles, em 1903 a Agudos e em 1905 a Piratininga. A partir
de 1924, novos prolongamentos foram feitos, chegando a linha a Marília
em 1928 e a Tupã em 1941. Nesse ano, uma grande parte da linha do
ramal foi anexada, com o ramal de Jaú e o de Bauru, ao tronco oeste
da Paulista, com bitola larga e parte eletrificada. Com isso, o que
sobrou do ramal foi dividido em dois: o trecho Dois Córregos-Iguatemi
passou a ser o ramal de Campos Salles e o Pederneiras-Piratininga,
o ramal de Agudos. Em 1966, os dois trechos foram desativados e os
trilhos, ainda de bitola métrica, retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
do Capim Fino foi aberta em 1899 como a segunda estação do
ramal de Agudos, depois de Saldanha Marinho. Na verdade,
quando ela foi inaugurada, o nome da linha era ramal de Batalha
(OESP, 7/4/1901). Ficava na Fazenda São João,
da família Sbeghen.
Somente com a chegada a Piratininga em 1905, a estação
passou a ser considerada como estando no prolongamento o ramal
de Agudos, com a linha tomando este nome. Nessa época,
o local tinha movimento: em 1912, havia pelo menos uma casa comercial
na localidade, de João Sbeghen (OESP, 20/12/1912).
Em 1941, com as modificações que deram origem ao tronco oeste, o ramal
foi desmembrado em dois, e a estação passou a fazer parte do novo
ramal de Campos Salles, também como a sua segunda estação,
mas agora, depois da de Mineiros.
Funcionou até 1966, quando, com o fim do ramal, foi desativada. Foi
demolida, parece que nos anos 1970.
Seu local até agora não foi encontrado por mim e por
outros pesquisadores que o tentaram. Existe hoje uma rotatória, em
terra, no meio de um canavial. Nela existia em 2010 a antiga placa
da estação (ver foto mais abaixo); o local original
da placa e da estação seria outro e a placa teria sido doada
à cidade, que a colocou na rotatória, pelo então
proprietário da fazenda São João.
Márcio Kawahara, de Barra Bonita, em 2022 apresentava outra possibilidade: olhando a estação Capim Fino, chamou-lhe a atenção sobre as informações da sua localização e mostra um mapa de cerca de 1930, que mostra a estação de Capim Fino com a saída para a estação de Campos Salles, à direita no desenho.
ACIMA: Notícias da estação
de Capim Fino: tiradas de O Estado de S. Paulo,
sentido horário, a partir da notícia de cima: Vende-se
fazenda, 7/12/1923; duas fazendas à venda, 16/1/1908; O sr.
João Sbeghen vendeu sua casa comercial. 20/1/1912; quadrilha
de ladrões, 11/6/1901.
ACIMA:
Na primeira foto, de cima para baixo, um mapa dos anos 1930 sobreposto
ao mapa do Google Maps atual (2010), mostra a linha do antigo ramal
de Jaú (a que foi desativada em 1941) e a localização
do povoado em relação à linha, mostrando que
a estação (não mostrada na linha) estava distante
dela. Na segunda e terceira fotos, a localização do
bairro hoje e a estrada que foi construída aproximadamente
sobre o leito da ferrovia. Na quarta foto, em aproximação
maior, o bairro hoje (Google Maps, 2010 e ICG-SP, 1930. Diagramação
Adriano Martins).
ACIMA: Trecho final do ramal de Campos Salles
nos anos 1930 - CLIQUE PARA VER MAIOR. Em Campos Salles, a linha que
sai para o sul é o ramal de Barra Bonita (Instituto Geográfico
e Geológico).
ACIMA e ABAIXO: Em Capim Fino, pessoal da estação. Provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Renato Telles Sbeghen; Zequinha; Filemon Peres; Nilton José
Gallo; Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1901 e 1912; Google
Maps, entradas março de 2010; Cia. Paulista: Álbum de
50 anos, 1918; Cia. Paulista: Relatórios, 1892-1969; Guilherme
Grandi: Café e Expansão Ferroviária, 2007; IGGSP,
1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1912. Creditos na foto
|
A estação de Capim Fino, em 1918. Foto Filemon
Peres |
Na estação de Capim Fino, usuários posam
na plataforma para o fotógrafo, em 1940. Acervo Nilton
J. Gallo |
A estação nos anos 1950. Foto Gelcy Bueno |
Ainda existe em 2010 a antiga placa indicativa da estação.
Resta saber onde era o local original. Foto Zequinha |
|
|
|
|
|
Atualização:
09.06.2022
|
|