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VXY Mogiana em MG
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No ramal de Agudos original (1899-1941):
Saldanha Marinho
Capim Fino
Falcão Filho
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No ramal de Campos Salles (1941-1966):
Mineiros
Capim Fino
Falcão Filho
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ram. Campos Salles-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1899-1966)
CAPIM FINO
Município de Mineiros do Tietê, SP (veja o bairro)
Ramal de Agudos original - km 17,242
Ramal de Campos Salles - km 16,819
  SP-1081
Altitude: 701,752 m   Inauguração: 01.07.1899
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Agudos começou a ser construído pela Cia. Rio-Clarense em 1887, saindo de Dois Córregos, no ramal de Jaú, e atingindo a estação de Mineiros. Somente em 1899 foi prolongado, chegando nesse ano a Campos Salles, em 1903 a Agudos e em 1905 a Piratininga. A partir de 1924, novos prolongamentos foram feitos, chegando a linha a Marília em 1928 e a Tupã em 1941. Nesse ano, uma grande parte da linha do ramal foi anexada, com o ramal de Jaú e o de Bauru, ao tronco oeste da Paulista, com bitola larga e parte eletrificada. Com isso, o que sobrou do ramal foi dividido em dois: o trecho Dois Córregos-Iguatemi passou a ser o ramal de Campos Salles e o Pederneiras-Piratininga, o ramal de Agudos. Em 1966, os dois trechos foram desativados e os trilhos, ainda de bitola métrica, retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Capim Fino foi aberta em 1899 como a segunda estação do ramal de Agudos, depois de Saldanha Marinho. Na verdade, quando ela foi inaugurada, o nome da linha era ramal de Batalha (OESP, 7/4/1901). Ficava na Fazenda São João, da família Sbeghen.

Somente com a chegada a Piratininga em 1905, a estação passou a ser considerada como estando no prolongamento o ramal de Agudos, com a linha tomando este nome. Nessa época, o local tinha movimento: em 1912, havia pelo menos uma casa comercial na localidade, de João Sbeghen (OESP, 20/12/1912).

Em 1941, com as modificações que deram origem ao tronco oeste, o ramal foi desmembrado em dois, e a estação passou a fazer parte do novo ramal de Campos Salles, também como a sua segunda estação, mas agora, depois da de Mineiros.

Funcionou até 1966, quando, com o fim do ramal, foi desativada. Foi demolida, parece que nos anos 1970.

Seu local até agora não foi encontrado por mim e por outros pesquisadores que o tentaram. Existe hoje uma rotatória, em terra, no meio de um canavial. Nela existia em 2010 a antiga placa da estação (ver foto mais abaixo); o local original da placa e da estação seria outro e a placa teria sido doada à cidade, que a colocou na rotatória, pelo então proprietário da fazenda São João.

Márcio Kawahara, de Barra Bonita, em 2022 apresentava outra possibilidade: olhando a estação Capim Fino, chamou-lhe a atenção sobre as informações da sua localização e mostra um mapa de cerca de 1930, que mostra a estação de Capim Fino com a saída para a estação de Campos Salles, à direita no desenho.


ACIMA: Notícias da estação de Capim Fino: tiradas de O Estado de S. Paulo, sentido horário, a partir da notícia de cima: Vende-se fazenda, 7/12/1923; duas fazendas à venda, 16/1/1908; O sr. João Sbeghen vendeu sua casa comercial. 20/1/1912; quadrilha de ladrões, 11/6/1901.



ACIMA: Na primeira foto, de cima para baixo, um mapa dos anos 1930 sobreposto ao mapa do Google Maps atual (2010), mostra a linha do antigo ramal de Jaú (a que foi desativada em 1941) e a localização do povoado em relação à linha, mostrando que a estação (não mostrada na linha) estava distante dela. Na segunda e terceira fotos, a localização do bairro hoje e a estrada que foi construída aproximadamente sobre o leito da ferrovia. Na quarta foto, em aproximação maior, o bairro hoje (Google Maps, 2010 e ICG-SP, 1930. Diagramação Adriano Martins).

ACIMA: Trecho final do ramal de Campos Salles nos anos 1930 - CLIQUE PARA VER MAIOR. Em Campos Salles, a linha que sai para o sul é o ramal de Barra Bonita (Instituto Geográfico e Geológico).

ACIMA e ABAIXO: Em Capim Fino, pessoal da estação. Provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Renato Telles Sbeghen; Zequinha; Filemon Peres; Nilton José Gallo; Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1901 e 1912; Google Maps, entradas março de 2010; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Cia. Paulista: Relatórios, 1892-1969; Guilherme Grandi: Café e Expansão Ferroviária, 2007; IGGSP, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 1912. Creditos na foto

A estação de Capim Fino, em 1918. Foto Filemon Peres

Na estação de Capim Fino, usuários posam na plataforma para o fotógrafo, em 1940. Acervo Nilton J. Gallo

A estação nos anos 1950. Foto Gelcy Bueno

Ainda existe em 2010 a antiga placa indicativa da estação. Resta saber onde era o local original. Foto Zequinha
 
     
Atualização: 09.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.