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Santos
Alemoa
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SPR - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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São Paulo
Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTOS
Município de Santos, SP |
Linha-tronco - km 0 (1935) |
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SP-0611 |
Altitude: 2 m |
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Inauguração: 16.02.1867 |
Uso atual: Secretaria Municipal de Turismo
(2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1867; 1898 (reforma e ampliação) |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1995, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santos foi aberta com a linha, em 1867, a primeira estação
do Estado de São Paulo a ouvir o apito de um trem.
Segundo o Almanak Lemmertz para 1889, "a estação
(foi) construida com bons materiaes, a architectura não é
de bom
gosto: os armazens para as mercadorias, pelas suas dimensões,
são insignificantes, não podendo portanto satisfazer
as exigencias do futuro trafego. Ha falta de casa para deposito de
carros, e de oficinas de reparação para as locomotivas".
Por mais de cem anos o trem de passageiros foi o o principal meio
de transporte dos paulistanos para Santos.
O prédio que abriga a estação é basicamente o original de 1867, reformado
em 1895 com a construção de um segundo andar, dois torreões
e mais alguns elementos de ferro.
O prédio esteve ativo até 30 de novembro de 1995, quando foi
desativado com a chegada do último trem de passageiros. Após o fechamento
da estação, vários carros e vagões permaneceram no seu pátio apodrecendo.
O prédio recebeu durante anos composições como a do Cometa,
locomotiva que marcou época na Santos-Jundiaí. Nos áureos
tempos, tinha até banca de jornais dentro da estação:
"A primeira revista Disney que comprei na banca foi "O Pato
Donald" No. 335 de 08/04/1.958. Eu sei porque me lembro da capa. Eu
ia fazer 6 anos em novembro daquele ano. Claro que eu não comprei
a revista pessoalmente. Foi meu pai que comprou para mim numa banca
dentro da estação ferroviária da antiga Santos-Jundiaí, lá em Santos.
Íamos embarcar com destino a Santo André para visitar meus avós e
meu pai comprou a revista que pedi para "ler" no trem" (Antonio
Cesar de Oliveira Brito).
O comentário seguinte, feito a partir de uma velha fotografia, mostra
o deslumbramento das antigas viagens: "Belíssima! Essa foto eu
ainda não tinha. Mostra o Cometa na estação da SPR do Valongo. Me
deixou emocionado pois vi esta cena várias vezes quando criança, pois
íamos à Praia Grande com o Cometa, descendo no Valongo, bonde até
São Vicente e depois ônibus até o Boqueirão. Uma verdadeira maratona,
que eu seria capaz de repetir mil vezes num só dia" (Cid Beraldo,
12/2000).
Estação do Valongo era o nome pela qual era conhecida
popularmente a estação, situada nesse bairro. Depois de anos de abandono
total, em janeiro de 2004 foi terminada a restauração
do prédio da estação, que passou a abrigar a
Secretaria Municipal de Turismo. A Estação do Valongo agora pertence
a Santos.
"Após sete anos de negociações, a Prefeitura finalmente obteve
a transferência definitiva pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA)
da área de 40 mil metros quadrados onde ficam a antiga estação e o
pátio, no Valongo. a transferência garante o funcionamento do Pavilhão
de Exposições, que deve ser inaugurado no mês que vem pela Prefeitura.
No local, já funcionam também a Secretaria Municipal de Turismo, o
Museu do Bonde e um posto da Guarda Municipal. A Prefeitura pagava
aluguel à RFFSA para ocupar os espaços" (A Tribuna de
Santos, 26/03/2006).
A estação foi tombada pelo CONDEPHAAT em 2010.
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1880
AO LADO: Durante anos, mesmo depois da abertura da SPR e da E. F. do Norte, muita gente ainda se utilizava, para fazer o percurso Rio-S. Paulo, o mar e, em Santos, o trem da SPR, em vez de fazer Rio-SP direto com o trem (A Provincia de S. Paulo,
21/1/1880). |
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1882
AO LADO: Houve algum desmoronamento no prédio da estação de Santos, de cujo fato soube por esta notícia de sua reparação (A Provincia de S. Paulo,
24/02/1882). |
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1888
AO LADO: Algazarra na estação leva jovens à prisão (A Provincia de S. Paulo,
28/3/1888). |
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1890
AO LADO: Plano de empliação da estação de Santps (O Estado de S. Paulo,
27/2/1890). |
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1891
AO LADO: Santos reclama da eterna falta de vagões para carregamento - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A HISTÓRIA INTEIRA (O Estado de S. Paulo,
19/6/1891). |
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1891
AO LADO: O armazenamento da ferrovia é insuficiente em Santos e os clientes passam a construir os seus próximo à estação (O Estado de S. Paulo,
11/8/1891). |
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1892
AO LADO: Briga na estação de Santos -CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A HISTÓRIA INTEIRA (O Estado de S. Paulo,
16/2/1892). |
ACIMA: Serviço de transporte de mercadorias
do caes do porto para a estação (O Estado de S. Paulo,
26/5/1896).
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1896
AO LADO: Assalto na estação de Santos (O Estado de S. Paulo,
7/12/1896). |
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1898
AO LADO: Começam as obras de expansão da estação de Santos. Já a nunciada obra de duplicação total da linha até Jundiaí demoraria um pouco mais... (O Estado de S. Paulo,
26/1/1898). |
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1900
AO LADO: Procuram-se bandidos (O Estado de S. Paulo,
20/01/1900). |
ACIMA: Cartão postal do início
do século XX - ou desenho feito nessa época - mostra
uma estação com carroças diversas estacionadas
à sua frente. Chegada de cargas ou, mais provavelmente, retirada
(Cartão postal).
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1924
AO LADO: Acidente
na estação de Santos (O Estado de S. Paulo,
13/2/1924).
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ACIMA: Gare da estação de Santos (Data e autor desconhecidos).
ACIMA: Gare da estação com centenas de pessoas partindo pelos trens da SPR para a Capital durante a revolução de 1932 (Autor desconhecido).
ACIMA: Final de obras de troca das plataformas
na estação de Santos pela RFFSA em 1964 (Revista Ferrovia,
abril de 1964).
ACIMA: Demolição da gare antiga
em 1965 (Acervo Thomas Correa).
ACIMA: Linhas do pátio de Santos em 1980 (RFFSA, 1980).
ACIMA: Trem de passageiros na plataforma
da estação em Santos - o apocalipse estava perto...
(Foto Carlos R. Almeida, 26/2/1990).
ACIMA: Mansarda da estação (Foto Glaucio Henrique Chaves, 6/8/2016).
ACIMA: A estação de Santos, com o bonde (português) turístico à sua frente em setembro de 2022 )Foto Leonardo Patara).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Rafael Asquini; Antonio Cesar de Oliveira Brito; Carlos Alberto
Rollo; Marcos Zeituni; Wanderley Duck; William Martins; Cid Beraldo;
Marcos Antonio Nobrega; Almanak Lemmertz, 1889; Revista Ferrovia,
1964; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; A Tribuna, Santos, 2005 ; SPR: Relação oficial
de estações, 1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação na época de sua inauguração,
em 1867. Autor desconhecido
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Gare da estação de Santos nos anos
1920. Autor desconhecido |
A estação de Santos, em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958 |
A estação de Santos em 1957. Foto cedida por Carlos
Alberto Rollo |
Plataformas da estação abandonadas em 2000. Foto
Marcos Zeituni |
Estação no abandono (2000). Autor desconhecido
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Plataformas da estação abandonadas em 2000. Foto
Marcos Zeituni |
Vista aérea do pátio da estação
de Santos, em 2003. Foto Wanderley Duck |
A estação de Santos depois da reforma, em 2004.
Foto William Martins |
Na festa de 140 anos da estação (2007), o bonde
passando sob a cobertura da fachada, como nos velhos tempos.
Foto Marcos Antonio Nobrega |
A estação de Santos em 11/7/2015. Foto Rafael
Asquini |
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Atualização:
13.06.2023
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