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VXY Mogiana em MG
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Santos
Alemoa
Casqueiro
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SPR - 1935

Publimap - 1992
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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São Paulo Railway (1920-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALEMOA
Município de Santos, SP
Linha-tronco - km 3,104 (1935)   SP-0900
Altitude: -   Inauguração: 06.10.1920
Uso atual: demolida em 2004   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: Alemoa foi aberto em 1920 como posto telegráfico.

Foi desativado já há bastante tempo, e serviu durante anos como moradia, às margens da estrada velha de Santos, ao lado do viaduto da Alemoa.

Foi demolida em 2004, tendo sido tudo a seu lado totalmente arrasado, restando apenas a linha passando por ali ao lado do viaduto.

1892
AO LADO:
Descarrilamento de trens de passageiros em Alemoa (O Estado de S. Paulo, 17/11/1892).

ACIMA: A legenda original desta fotografia publicada em 1947 diz que "a passagem de nível sobre os trilhos da Santos-Jundiaí, em Alemoa, cujo revestimento de paralelepípedos é mais sólido e protege melhor os trilhos do que as porteiras do Bras" (Folha da Manhã, 22/11/1947).

(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Waldir Rueda; São Paulo Railway: listagem oficial de estações, 1935; Folha da Manhã, 1947; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

À esquerda, a cabina do posto de Alemoa, foto sem data. Acervo Waldir Rueda

Antigo posto telegráfico de Alemoa, em 28/03/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 21.09.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.