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Santos
Alemoa
Casqueiro
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SPR - 1935
Publimap - 1992
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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São Paulo
Railway (1920-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALEMOA
Município de Santos, SP |
Linha-tronco - km 3,104 (1935) |
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SP-0900 |
Altitude: - |
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Inauguração: 06.10.1920 |
Uso atual: demolida em 2004 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: Alemoa
foi aberto em 1920 como posto telegráfico.
Foi desativado já há bastante tempo, e serviu durante
anos como moradia, às margens da estrada velha de Santos,
ao lado do viaduto da Alemoa.
Foi demolida em 2004, tendo sido tudo a seu lado totalmente arrasado,
restando apenas a linha passando por ali ao lado do viaduto.
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1892
AO LADO: Descarrilamento de trens de passageiros em Alemoa (O
Estado de S. Paulo, 17/11/1892). |
ACIMA: A legenda original desta fotografia
publicada em 1947 diz que "a passagem de nível sobre os
trilhos da Santos-Jundiaí, em Alemoa, cujo revestimento de
paralelepípedos é mais sólido e protege melhor
os trilhos do que as porteiras do Bras" (Folha da Manhã,
22/11/1947).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Waldir
Rueda; São Paulo Railway: listagem oficial de estações,
1935; Folha da Manhã, 1947; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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À esquerda, a cabina do posto de Alemoa, foto sem data.
Acervo Waldir Rueda |
Antigo posto telegráfico de Alemoa, em 28/03/2001. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
21.09.2020
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