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Sodrélia
Santa Cruz do Rio Pardo
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ramal de SCRPardo-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Sorocabana Railway
(1908-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1966) |
SANTA
CRUZ DO RIO PARDO
Município de Santa Cruz do Rio Pardo,
SP |
Ramal de S.C.do R.Pardo - km 486,970
(1924); km 474,664 (1931); km 426,731 (1960) |
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SP-2849 |
Altitude: 476 m |
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Inauguração: 06.04.1908 |
Uso atual: Museu Histórico e Pedagógico Ernesto
Bertoldi (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santa Cruz foi aberto em 06/04/1908, partindo da estação
de Bernardino de Campos, na linha do Tibagy. Foi financiado em boa
parte pela Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Era na verdade
a parte inicial de um projeto que visava chegar com a linha até o
rio Paraná, ao norte da foz do rio do Peixe, o que nunca aconteceu.
Em 15 de novembro de 1966, o ramal foi desativado. Os trilhos foram
retirados e as estações caíram no abandono. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Cruz, hoje do Rio Pardo, foi inaugurada em
1908 como ponta do ramal. Seu projeto, assim como o de Piraju,
foi do arquiteto Ramos de Azevedo.
Uma informação bastante intrigante, extraída dos relatórios da Sorocabana
da época, diz que em 01/02/28 o posto(?) foi aberto para outros serviços,
como bagagens, encomendas, telegramas e venda de bilhetes
(não fazia muito sentido ter sido posto até essa época, pois
era uma estação terminal e bastante grande em tamanho e em importância,
e que não vendesse bilhetes, sendo o fim do ramal!).
"Uma tragédia motivou a mudança de nossa família de Ipaussu
para Santa Cruz do Rio Pardo. No ano de 1955,
o então chefe da estação de Santa Cruz, num descontrole emocional,
durante uma discussão familiar, munido de um martelo, desferiu vários
golpes em sua esposa e em seus dois filhos (casal), que interferiram
na agressão. Mudamos para Santa Cruz no mês de julho, considerando
as férias escolares, como era praxe na ferrovia. Da estação de Santa
Cruz, lembro-me: da composição do trem do ramal com a locomotiva nº
419 mais um carro bagagem, carro de 2ª classe e carro de 1ª classe
sendo todos do do tipo americano" (Chercy Francisco Gimenez,
07/2006).
A estação foi finalmente desativada em 15 de novembro de 1966, juntamente
com as atividades do ramal.
A partir daí, começou o abandono. A estação fica perto dos limites
da cidade, muito próxima à saída para Ipaussu (SP-225). Em
1996, uma reportagem de O Estado de S. Paulo denunciava o abandono
do prédio.
Em 2000, o abandono continuava, e o esqueleto da velha estação jaz
em frente a um enorme pátio descampado, que era justamente o pátio
da linha. Ao lado, uma casa da ferrovia, muito bonita, também abandonada.
No início de 2017, a estação já estava
restaurada e bonita.
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1889
AO LADO: A Sorocabanaa planejava nessa época ir de Botucatu direto a Santa Cruz do Rio Pardo (A Provincia de S. Paulo, 23/6/1889 |

ACIMA: Inauguração da estação e do ramal de Santa Cruz do Rio Pardo em 1908. Reparar na flâmula que parece ser posta por colonos italianos (Credito da foto: Edwin Luiz Brondi de Carvalho).

ACIMA: Mapa da Sorocabana em 1908, que mostra
o projeto do ramal de Santa Cruz do Rio Pardo até o rio Paraná (CLIQUE PARA AUMENTAR). Além deste ramal, havia outros
- basta seguir as linhas rosa claras.Reparar nos nomes de diversas
localidades que realmente nem se sabe se realmente existiam em meio
à zona desabitada do Estado a oeste da cidade (E. F. Sorocabana,
1908).
"Em
primeira discussão, o projeto nro. 6, de 1907, do Senado
(Estadual), autorizando o governo a contratar a construção
de uma estrada de ferro que, partindo de Santa Cruz do Rio Pardo
e passando por Campos Novos do Paranapanema, vá às
terras da fazenda Montalvão, com parecer nro. 78, deste
ano". |
1909
AO LADO: Este
projeto jamais foi executado. porém, consta no mapa
da Sorocabana em 1908 e que pode ser visto mais abaixo nesta
página (O
Estado de S. Paulo, 19/11/1909).
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ACIMA: Pátio e estação de Santa
Cruz do Rio Pardo, em janeiro de 1915 (Revista A Cigarra, 5 de fevereiro
de 1915).
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1916
AO LADO: O público se queixa dos horários
do trem do ramal (O
Estado de S. Paulo, 29/2/1916)
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ACIMA: Estação
de Santa Cruz do Rio Pardo nos anos 1920 (Acervo Douglas Nascimento,
autor desconhecido).
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1940-41
AO LADO: Movimento nas duas estações da cidade no ano de 1940 (O Estado de S. Paulo, 11/4/1941). |

ACIMA: Perto de fechar o ramal, ou com ele
talvez já desativado, a Sorocabana abria concorrencia para
transportar encomentas da cidade para a estação de Ipauçu
por via rodoviária em novembro de 1966 (Folha de S. Paulo,
17/11/1966).

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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1908 a 1966. Ao lado, a situação do ramal em 1956. Clique sobre a reportagem para ver mais detalhes sobre
esses trens. Veja aqui horários
em xxxx (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Edson Rodrigues; Fernanda Botelho; Antonio Rapette; Chercy
Francisco Gimenez; Adriano Martins; Folha da Manhã, 15/4/1956;
Folha de S. Paulo, 1966; O Estado de S. Paulo, 1909, 1916 e 1996;
O Debate, Santa Cruz do Rio Pardo; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1905-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Em 1906, dois anos antes de o trem chegar, a estação
já estava em construção. Aparecem os peões,
os chefes, e... um peru. Foto cedida por Antonio Rapette |

O trem na estação, foto sem data. Foto do jornal
Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo |

Em 1996, a estação já ameaçava ruir.
Foto de O Estado de S. Paulo |

A estação não ruiu, mas limparam o mato
em volta (22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |

Casa da vila ferroviária, ao lado da estação
(22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 22/10/2000. Foto Foto Ralph M. Giesbrecht |

Alguém andou tentando uma reforma, mas... |

...apenas uma pintura externa, mesmo. Fotos de 07/2007. por
Adriano Martins |

A estação restaurada em 01/2011. Foto Edson Rodrigues
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Atualização:
13.03.2021
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