A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Joaquim
Vila Mariana
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
 
Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1885-1900)
Light and Power (1900-1947)
SÃO JOAQUIM (TRAMWAY)
Município de São Paulo, SP
Tronco - km 0   SP-3890
Altitude: -   Inauguração: 15.12.1885
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886?
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: Em 25 de janeiro de 1885 a companhia começou a explorar o trecho de três quilômetros entre São Joaquim e Vila Mariana com tráfego provisorio utilizando bondes de tração animal (muares). Operou até 15 de dezembro, quando foi substituída pela tração a vapor.

No primeiro dia de funcionamento da tração a vapor, serviu gratuitamente 3500 passageiros. A estação possuía uma cocheira para 30 mulas. O edifício para cocheira media 30 x 9,2 m, mais um apêndice de 30 x 3 m. O edifício da estação continha uma sala de espera, escritório, aposentos para o chefe da estação, casa de latrinas e um chalet de madeira para venda de bilhetes de passagens. A edificação tinha aspecto modesto, com certa elegância e solidez.

Depois do encerramento das atividades da linha a vapor (em 1904), continuou prestando serviços como estação de cargas para os bondes elétricos que transportavam cargas para Santo Amaro.

A estação operou até 1947 e foi demolida em 1948. Era a estação inicial dos trens e bondes a vapor da Cia. Viação Paulista, depois adquirida pela Light em 1900. Estava onde hoje se situa a estação do mesmo nome do metrô paulistano.

AO LADO: Horário dos trens em 1887, partindo de São Joaquim: para Santo Amaro e para o Matadouro da Vila Mariana, no ramal (A Provincia de S. Paulo, 2/10/1887).
(Fontes: Werner Vana; Acervo Light; A Provincia de S. Paulo, 1887)
     

Estação de São Joaquim em 1900. Acervo Light
 
     
Atualização: 19.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.