A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Manuel
Santa Maria do Paraíso
Rodrigues Alves
...

Ramal de Bauru - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Sorocabana (período não definido)
SANTA MARIA DO PARAÍSO
Município de São Manuel, SP
Ramal de Bauru - km   SP-2871
    Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
A ESTAÇÃO: Santa Maria do Paraíso era uma parada situada na fazenda do mesmo nome, entre as estações de São Manuel e Rodrigues Alves. Sem período definido de funcionamento, era usada

ACIMA: Pontilhão próximo à parada, construído no ano de 1937, de acordo com inscrição sobre vão (Foto Jorge Luiz Luvizatto em 2010).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros não paravam nesta estação; apenas quando houvesse necessidade. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
pelos trens da Sorocabana para o pessoal da fazenda próxima. Nunca constou na relação oficial da Sorocabana. Segundo os moradores da região, após ter sido fechada, funcionou como capela e como escolinha rural.
(Fontes: Adriano Martins; Jorge Luiz Luvizatto; Luciano Secato; Leadnreo Gouveia; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga parada, em 03/06/2001. Foto Adriano Martins

A parada, em 2006. Foto Luciano Secato

A parada em 10/2009. Foto Leandro Gouveia
     
     
Atualização: 04.04.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.