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VXY Mogiana em MG
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Igualdade
São Manuel
Santa Maria do Paraíso
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ramal de Bauru-1935

IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
SÃO MANUEL
Município de São Manuel, SP
Ramal de Bauru - km 342,309 (1924); km 330,386 (1931); km 322,110 (1960) (*)   SP-0461
Altitude: 675 m   Inauguração: 01.08.1888
Uso atual: abandonada (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
ANO Total de passageiros embarcados
1906 28.157
1917 32.466
1918 31.610
1922 46.532
1934 50.360
1942 32.486
1943 28.305
1944 28.994
1945 29.525
1951 48.991
A ESTAÇÃO: A estação de São Manuel foi aberta pela Ituana em 1888, como ponta de linha do então ramal de São Manuel, de acordo com o relatório da Sorocabana-Ituana para esse ano (há publicações que dão a data de 5/7/1888, alguns dias antes, para a sua inauguração). A inauguração oficial da linha, com trens de passageiros etc, entre Botucatu e São Manuel, é citada com data de março de 1897 pelo jornal O Estado de S. Paulo (ver caixa abaixo). Confusão de informações.

Este ramal era uma continuação do ramal de João Alfredo, continuado pela navegação fluvial da Ituana, que retomava os trilhos em Porto Martins.

Em 1911, foi construído o prédio atual da estação. Em 1918, o relatório da Sorocabana afirma que "para melhorar o acesso do publico à estação de São Manoel a Estrada executou a construção de passeios".

No mesmo ano, com anuência da Câmara Municipal, iniciou-se a construção de uma passagem inferior à linha junto à estação para substituir uma passagem de nível.

No final da Segunda Guerra Mundial, no entanto, a decadência já podia ser notada: "
A estação, com sua plataforma em deplorável estado de conservação, atenta contra a segurança de seus passageiros. O novo horário dos noturnos trissemanais e a dificuldade para a obtenção de leitos são outros pontos que merecem a atenção da diretoria da Sorocabana" (Folha de S. Paulo, 2/6/1946).

Em 2010, a estação estava abandonada, mas ainda com vagões em seus desvios. Mas era uma bela estação, que ainda
ainda conservava sua majestade.

No final de 2013, a Prefeitura da cidade anunciou a restauração do prédio. Serviria de centro cultural, quando (e se) terminada. Em março de 2014, sem que qualquer obra houvesse sido feita ainda, parte da estação foi incendiada por vândalos. Em fevereiro de 2016, uma placa do governo anunciava a reforma, enquanto a estação e o armazém permaneciam no mais profundo abandono.

1887
AO LADO: Emigração de estrangeiros para São Manuel - CLIQUE SOBRE A NOTÍCIA PARA VÊ-LA COMPLETA) (O Estado de S. Paulo, 1/6/1887).

1889
AO LADO: São Manuel precisa de um correio - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 1/5/1889).

1897
AO LADO: Oficialmente aberto o tráfego entre Botucatu e São Manuel (O Estado de S. Paulo, 20/1/1897).

1897
AO LADO: Problemas entre a EFS e a Prefeitura nas obras na rua da estação (O Estado de S. Paulo, 25/3/1897).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1897 - Colocação de um novo girador de locomotivas. 1918 - Para melhorar o accesso do publico à estação a Estrada executou a construção de passeios. 1934 - Retirada de desvio morto.

1898
AO LADO: Melhoramentos na rua de acesso à estação, que, até os anos 1960, não estava ainda asfaltada (O Estado de S. Paulo, 26/2/1898).

1898
AO LADO: Botucatu já tem os trens ligando a cidade a São Manuel, com a reforma dos ramais na região (O Estado de S. Paulo, 12/5/1898).

1900
AO LADO: Planos para instalação de iluminação a gas na estação da cidade (O Estado de S. Paulo, 14/02/1900).

1902
AO LADO: Revolta em São Manuel por causa dos trens da Sorocabana. Eram tempos dificeis para a ferrovia, que foi encampada pelo governo dois anos depois (O Estado de S. Paulo, 18/3/1902).

ACIMA: Estação e cidade de São Manuel em 1909. A estação já seria a atual? sua inauguração da nova (a atual) consta como tendo sido em 1911. Estaria ela pronta já em 1909? (não há dúvidas na data desta fotografia) (Studio Geografico, 1909).

ACIMA: Descarrilamento a 1 km da estação de São Manuel (O Estado de S. Paulo, 18/4/1926).
1927
AO LADO: Demora nas cargas para São Manuel (O Estado de S. Paulo, 13/3/1927).

ACIMA: Mapa da cidade em
1944 (Arquivo Publico de S. Paulo).

ACIMA: Os problemas da estação e da Sorocabana na cidade em 1946 (Folha de S. Paulo, 22/1/1946).

ACIMA: Cena de procissão (anos 1960) na rua que dá não em frente à estação, mas um pouco para a sua esquerda, exatamente em frente ao casarão que fica em posição elevada em relação à linha. O armazém, cujo telhado pode ser visto à direita do casarão e acima dos telhados das casas, fica entre o casarão e a estação. O casarão, hoje abandonado, é visto no detalhe de 2010 em cores. É interessante notar que o cafezal atrás da linha existe até os dias de hoje (Foto maior: autor desconhecido. Foto menor: Ralph M. Giesbrecht).

Durante os anos 1960, a Sorocabana executou em todo o ramal de Bauru obras de retificação da linha. Em São Manuel, existe um leito que foi construído, segundo contam antigos moradores, para receber uma alteração na linha. No entanto, não o acabou nem colocou trilhos. Foi abandonado e hoje o mato e construções clandestinas já ocupam grande parte do trecho. Ele passava ao sul e a oeste da cidade, deixando inclusive, se ficasse pronto, a estação fora do traçado. Não se sabe o motivo da construção e do abandono do trecho. Isso parece ter ocorrido nos anos 1960, mas há quem diga que foi já depois da formação da Fepasa em 1971.


ACIMA: A linha que acabou não sendo substituída aparece à direita nesta foto de satélite. A linha nunca construída mas da qual ainda pode ser identificado o leito aparece à esquerda, percorrendo o sul da cidade e depois fazendo uma curva seguindo para o norte. CLIQUE PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Google Maps; composição Adriano Martins, em outubro de 2009).

OS ÚLTIMOS DIAS DE UMA ESTAÇÃO? ACIMA: O armazém. "Realmente uma bela estação largada ao tempo. Durante uma refrescante coca-cola light num bar nas proximidades da estação um nativo da cidade de São Manuel me disse que as campanhas dos novos prefeitos da cidade - tem eleição em outubro -, que eu fiz questão de nem perguntar o nome, é derrubar tudo, passar um trator e jogar um pouco de cal para apagar qualquer vestígio de que ali existiu uma estação. Quando disse para o nativo que seus netos iriam cobrar dele a falta de compromisso com a história da cidade ele me xingou, disse que viver ao lado de um passado em ruínas e ainda cheio de drogados e desajustados não é fácil não, e derrubar é mais barato que reconstruir" (Julio C. Paiva, 12/8/2008). E eu completo: os governantes da cidade vão derrubar porque é uma solução fácil - apagar os vestígios da sua própria incompetencia, cuja polícia não zela pelos inóveis da cidade, sejam eles de quais proprietários forem. Se invadiram, depredaram, ocuparam e agora usam a velha estação como antro de drogados etc, é porque a polícia não se mexe. Fácil dizer que derruba por causa da própria incompetencia. O prédio é muito bonito e representativo de uma época. Passado serve para isso - para refletirmos sobre uma época, suas vantagens e desvantagens e tirarmos proveito disto para o futuro. A partir da hora em que se faze desaparecer o passado, perdemos mais uma chance de termos um bom futuro. Nota zero para os antigos, atuais e futuros administradores da pobre São Manuel (Foto Julio C. Paiva, 12/8/2008). ABAIXO: Sala da bilheteria da estação em agosto de 2009. Uma tristeza (Foto Daniel Gentili).



ACIMA: Escadaria da estação. ABAIXO: Detalhes na fachada principal - Clique sobre esta foto para vê-la inteira (Fotos Adriana Viotto, julho de 2010).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação entre 1888 e 1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Mario Favaretto; Adriana Viotto; Daniel Gentili; Thomas Correia; Jorge Luiz Luvizutto; José H. Bellorio; Patricia Lanza; Nossa Estrada, 1938; O Estado de S. Paulo, 1926; Folha da Manhã, 2/6/1946; Joaquim Vieira Ferreira Sobrinho: Studio Geografico, 1909; Cia. Ytuana: relatórios anuais, 1880-91; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969; IGG-SP, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original, construída pela Ytuana em 1888. Autor desconhecido

O então novo prédio recém-inaugurado da estação de São Mauiel em 1911. Autor desconhecido

A estação de São Manuel em 1938. Foto da Revista Nossa Estrada. Acervo Thomas Correia

A estação de São Manuel, em bom estado ainda, em 1990, acima e à direita. Fotos Jorge Luiz Luvizutto

O armazém da estação (20/05/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht

Ao fundo, a estação de São Manuel, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de São Manuel, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação de São Manuel, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação de São Manuel, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio

À esquerda e acima, a estação de São Manuel em 06/2005. Fotos Patricia Lanza

A estação ainda abandonada em 05/2008. Foto Jorge Luiz Luvizutto

A estação em janeiro de 2012. Foto Adriano Martins

A velha estação no mais profundo abandono, em fevereiro de 2016. Foto Adriano Martins

 

 
     
Atualização: 28.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.