A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Santa Rita
Santa Olívia
Bento Carvalho
...

ramal de Santa Rita-1935
 
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1913-1960)
SANTA OLÍVIA
Município de Santa Rita do Passa Quatro, SP
Ramal de Santa Rita - km 31,948   SP-2892
  Inauguração: 1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e trnasformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema (depois Bento Carvalho) e em 1928 até Vassununga. O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados.
 
A ESTAÇÃO: Santa Olívia foi a primeira das duas estações construídas em 1913 com o prolongamento do ramal feito pela

ACIMA: Na estação de Santa Olivia, "o trem especial, conduzindo a exma. sra. d. Olivia Guedes Penteado a sua fazenda em Loreto. Vê-se na frente da locomotiva a mesma senhora, sua filha, d. Maria Penteado e o dr. Manoel Telles.Despedindo-se dos que partem, vê-se ao lado d. Albertina Guedes Nogueira e o dr. Porchat Filho". Nicholas Burman comenta, em março de 2008: "Foto curiosíssima... se compararmos a locomotiva da foto, veremos que ela parece ser idêntica (ou é idêntica, quem sabe?) à uma loco da "Cabrita" (Ramal Férreo Campineiro) que aparece numa outra foto" (Fotografia da revista A Vida Moderna, 11 de setembro de 1913, acervo Paulo Castagnet).
Paulista nesse ano. Recebeu o nome por causa da proprietária das terras por onde a ferrovia passava, Olívia Guedes Penteado. Desativada em 1960, foi vendida e demolida, sendo que o seu lugar original é praticamente impossível de ser localizado, visto estar no meio de um canavial.
     

A estação no dia da inauguração, em 1913. Foto do Museu Zequinha de Abreu, Santa Rita do Passa-Quatro
 
A locomotiva à frente da estação de Santa Olívia, em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista
     
     
Atualização: 14.04.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.