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VXY Mogiana em MG
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Betel
Santa Terezinha
Paulínia
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Ramal de P. Salles - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Carril Funilense (1899-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960)
SANTA TEREZINHA
(antiga ESTIVA e DESERTO)
Município de Paulínia, SP
Ramal de Pádua Salles - km 15,000   SP-2887
Altitude: 582 m   Inauguração: 18/09/1899
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.
 
A ESTAÇÃO: Aberta como "chave" em 1899, com o nome de Deserto. Segundo Marcelo Teodoro de Oliveira, foi inicialmente denominada Estiva, nome alterado para Deserto pelo Decreto nº 522, de 03/02/1898. Porém, a ferrovia foi aberta somente um ano e meio depois. Em 1921, a Sorocabana encampou a linha e tencionava fechar o posto. De fato, durante os anos de 1926 e 1927 o posto esteve fechado; em 1928, porém, foi reaberto. Em 1930, a estação passou a se chamar Santa Terezinha. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria C (*). Foi fechada com a linha, em 1960. Já foi demolida.
ACIMA: Veja a localização da estação de Santa Teresinha, ainda com o nome de Deserto neste mapa, sabe-se lá por que. Paulinia ainda era um bairro a noroeste de Campinas quando este mapa, traçado em 1958, mostrava as linhas do ramal de Pádua Salles, ex-Funilense, entre Campinas e Cosmópolis (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria B ficaram pertencendo as "chaves", isto é, os postos onde havia "desvios" e a Estrada não mantinha empregados, mas onde, por antiga concessão, ainda se fazia o despacho de mercadorias com frete calculado pela propria distancia".

(Fontes: Paulo Castagnet; Marcelo Teodoro de Oliveira; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-62; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Deserto em 10/12/1922. Autor desconhecido. Cessão Paulo Castagnet
   
     
     
Atualização: 19.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.