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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Minhocão
Ferradura
Coronel Kelvin
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Curva da Ferradura
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
FERRADURA
Município de
Tronco Principal Sul - km   SC-1405
Altitude: -   Inauguração: 02.02.1963
Uso atual: abandonada (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: Segundo Nilson Rodrigues, a estação de Ferradura fica no alto da Serra do Espigão, e não existe estrada de rodagem para se a alcançar. "Neste fim de semana fizemos a primeira incursão (tentativa) ao local denominado Ferradura. Realmente bonito, porém de dificílimo acesso, pois não há absolutamente nenhuma estrada que sequer chegue perto.
A foto mostra o tunel número 2, com logotipo do Batalhão Ferroviário do Exercito, e escrito: "Batalhão Ferroviário", encoberto pelo mato. Espero na próxima, chegar mais perto da Ferradura em si.
" (Nilson Rodrigues, 04/2005) Bom, na estação, Nilson não chegou. "O meu interesse pela estação da Ferradura em Santa Catarina é porque no ano de 1982 eu servi no batalhão Ferroviário de Lages, e nós ficamos acampados nesta estação. Eramos 44 militares entre soldados, cabo e sargento e alguns civis.Faziamos trabalho de manutenção da estrada. Ficamos quase um ano ali instalados. Havia a estação e mais algumas casas, inclusive um campo de futebol improvisado. Onde foi tirada a foto no tunel número 2, chegaram bem perto da estação, pois lembro que trabalhavamos ali, e percorriamos todo o trecho a pé. Não tenho mais noção exata da distancia, mas é perto" (Edenir José Gatner, 11/2005). "Por duas vezes (2003 e 2004) fiz o trecho da Serra do Espigão caminhando pelos trilhos. A última foram 4 dias de caminhada acampando na beira dos trilhos, num dos trechos que, creio, ser dos mais bonitos das ferrovias brasileiras. Saindo do Campo do Areião no alto da serra, próximo à Estação Coronel Buarque, até a estação do Rio da Serra, são 14 túneis, o maior com 1513 m, e um viaduto, o do Minhocão. Realmente a estação da Ferradura é muito isolada, só se chegando a ela pelos trilhos pois não há sequer estradas próximas. Atualmente a estação, como todas do trecho, está abandonada, sendo usada por caçadores da região, infelizmente" (Hélio Henkels, 09/2006).
     

A estação em 1982. Foto Edenir José Gatner

A estação em 2004, vista de cima da caixa d'água. Foto Hélio Henkels

A estação em 2004. Foto Hélio Henkels

A estação em 2013. Foto Decio
   
     
Atualização: 03.11.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.