A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Arigolândia
Minhocão
Ferradura
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
MINHOCÃO
Município de Santa Cecília, SC
Tronco Principal Sul - km   SC-1406
Altitude: -   Inauguração: 02.02.1963
Uso atual: em pé e não conhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Minhocão fica próxima ao viaduto do Minhocão, entregue em 1944 e o maior da linha, com 320 m de comprimento. O nome da estação e do viaduto vem provavelmente da extensão do viaduto. "A foto abaixo da estação atual foi tirada em sentido contrário às outras abaixo, dos anos 1950, donde se conclui que aquela estação de madeira era temporária. Segundo
ACIMA: A mesma foto mostrada no pé da página, onde aparece a antiga estação do Minhocão, talvez ainda em fase de cosntrução: "Estou enviando a foto anexa apenas para aclarar algumas dúvidas. Notar na foto anexa, o local onde foi construída a estação definitiva. Todas as demais construções que aparecem na foto não existem mais e provavelmente foram usadas somente durante a construção da ferrovia. O túnel que aparece ao fundo é no sentido de Mafra, e o viaduto do Minhocão, propriamente dito, fica do lado oposto, ou seja, à direita da foto. Na foto que enviei recentemente, o trem já está com parte dele sobre o viaduto" (Texto: Nilson Rodrigues, 2008). ABAIXO: Trem da ALL estacionado próximo à estação de Minhocão, em 2008 (Foto Nilson Rodrigues).

o pessoal da ABPF, é muito difícil chegar ao local se não for por trem. Há viadutos muito bonitos próximos a essa estação
" (Nilson Rodrigues, 10/2004). "Ela fica no km 117, local já bastante desabitado pois os últimos (poucos) moradores residem próximos a Estação de Arigolândia. Daí prá frente, moradores só no Campo do Areião, próximo à Estação de Coronel Buarque" (Helio Henkels, 09/2006).
(Fontes: Helio Henkels, 2006; Nilson Rodrigues, 2004-8; Batalhão Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003; Relação de estações da RFFSA, 1989)
     

O tpunel e o pátio da estação do Minhocão, foto sem data (ver foto maior, acima). Foto do livro Batalhão Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003, pág. 69

Posto telegráfico de Minhocão, no quilômetro 116 na época. Foto da época da construção da linha, provavelmente anos 1950, do livro Batalhão Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003, pág. 83

A estação atual, em 2004. Foto Everaldo, da ABPF, cedida por Nilson Rodrigues

A estação em 2004. Foto Helio Henkels

A estação em 2008. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2014. Foto
     
Atualização: 04.10.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.