A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tronco Principal Sul:
Capitão Ritter
Vacaria
Silva Vargas
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1963
...
 
Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1967-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2012)
VACARIA
Município de Vacaria, RS
Tronco Principal Sul - km 280,600   RS-1412
Altitude: 957 m   Inauguração: 09.03.1967
Uso atual: abandonada (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1969
 
 
HISTORICO DA LINHA: HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vacaria foi inaugurada em 1967. Ou 1969? A viagem inaugural foi feita com uma comitiva num trem Minuano que partiu da estação de Jaboticaba. Nas fotos abaixo (pé

ACIMA: A quilometragem na estação. A partir de onde? Considerando-se que Capitão Ritter tem a kmtragem 388, não podem ter o mesmo ponto inicial. Muito confuso (Foto Marcelo Boff, 12/2008). ABAIXO: Nos anos 1970, um carro de passageiros da RFFSA/VFRGS parado junto à estação de Vacaria. Atrás, um auto de linha. Carros desse tipo ali eram raridade: jamais houve qualeur trem regular de passageiros nesse trecho (Autor desconhecido).
da página) as fotos foram todas identificadas como sendo da estação simplesmente por causa do nome no dístico. Ou as datas

estão erradas e existiram duas estações, ou a foto de 1972, embora tenha o nome no dístico, seria de algum prédio com outra destinação

TRENS - Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS.
no pátio. Quatro fotos retratam o que parece ser a verdadeira estação de Vacaria. A estação esstava abandonada em 2014.
(Fonte: Marcelo Boff, 2009; José Emilio Buzelin; Alfredo Rodrigues; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História; RFFSA: Relação de estações, 1989)
     

A estação em 1971. Acervo Alfredo Rodrigues

A estação em 1971. Acervo Alfredo Rodrigues

A estação em 1972. Foto cedida por José Emílio Buzelin

A estação em 2008. Foto Marcelo Boff

A estação em 2008. Foto Marcelo Boff

A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro
   
     
Atualização: 26.10.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.