|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1920-c. 1955) |
TAMANDUÁ
Município de Ribeirão Bonito,
SP |
Ramal de Ribeirão Bonito - km |
|
SP-2900 |
|
|
Inauguração: 16.06.1920 |
Uso atual: n/d |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
|
A ESTAÇÃO: Entre Santo
Ignacio e Ribeirão Bonito havia um posto telegráfico chamado
Tamanduá, inaugurado em 1920, mas não se sabe quando foi desativado;
em 1960, ele não era mais relacionado entre as estações pela Cia.
Paulista. Por volta de 1929, saía deste posto um ramal pertencente
ao dr. Antonio Paes de Barros, com 23 km e bitola métrica,
que transportava lenha, sendo também cha-mado na época de desvio
Paes de Barros. O posto não foi localizado. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.12.2014
|
|