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(1910-1969):
Tamanduá
Ribeirão Bonito
Sampaio Vidal
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Saída da linha de bitola estreita para Dourado (1899-1933):
Ferraz Salles
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Ramal de Rib. Bonito-1950
IHG - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1894-1969) |
RIBEIRÃO
BONITO
Município de Ribeirão Bonito,
SP |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 60,420 |
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SP-2267 |
Altitude: 585,176 m |
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Inauguração: 10.05.1894 |
Uso atual: Cãmara Municipal (1911) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1915 |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Ribeirão Bonito foi inaugurada como ponto final do ramal do
mesmo nome, em 1894 (veja caixas abaixo, de 1894).
Em 1900, passou a ser também a estação de início da Companhia Douradense,
linha que dali saía ligando a estação a Dourado,
com bitola de 60 cm.
Em 1910, foi inaugurada a linha métrica da E. F. Dourado direta
até Trabiju, e o alargamento da bitola da sua continuação,
de Trabiju a Ibitinga, foi terminada somente em 1922.
Foi mantida, porém, a linha original que ligava Ribeirão
Bonito à estação de Dourado, de bitola
de 60 cm, até 1933, quando foi erradicada.
Antes disso, em 1915, a estação de Ribeirão Bonito ganhou
um prédio muito maior, que é o que está lá até hoje.
Com a compra da Douradense pela Paulista, em 1949, tornou-se apenas
uma estação intermediária, visto que os trens agora seguiam direto,
sem baldeação, pela então linha-tronco do novo ramal de Ribeirão
Bonito, agora "esticado" até Novo Horizonte,
aonde a E. F. Dourado havia chegado em 1939.
Após a incorporação, trens a diesel chegaram a passar por ali, numa
coisa rara nos ramais de bitola métrica da Paulista.
Em 3/1/1969, o trecho, de 148 quilômetros, entre São Carlos
e Ibitinga, foi eliminado, pois "não apresentava condições
de recuperação". Esse trecho já tinha autorizada a sua desativação
por um decreto de novembro de 1966, portanto mais de dois anos antes,
mas sobreviveu até 1969.
Por sua vez, a linha de Ibitinga até Novo Horizonte
havia sido suprimida em 1966 mesmo. "A linha de Novo Horizonte
foi toda remodelada para receber a tração de máquinas diesel RSD-8
(que puxam hoje aqueles trens de subúrbio de Santos), colocaram lastro
de pedras, regabaritaram as curvas e trocaram os trilhos. Foi arrancada
poucos anos depois. Ouvi uma história de que teriam arrancado a linha
de Ribeirão Bonito na calada da noite, e que a população protestou
e tentou impedir o ato. Conversei com um maquinista do trecho, e ele
me confirmou" (Rodrigo Cabredo, 1999).
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Antonio Carlos Mussio)
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1894
AO LADO: A inauguração do ramal em 10 de maio (O Estado de S. Paulo, 10/5/1894). |
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1894
AO LADO: No dia 13 de maio, o jornal confirma que a inauguração foi no dia 10 de maio (O Estado de S. Paulo, 15/5/1894). |
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1895
AO LADO: A cidade de Ribeirão Bonito em 1895, pouco mais de um ano após o ramal da Paulista ter diso inaugurado - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER O ARTIGO TODO (O Estado de S. Paulo, 4/7/1895). |
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1895
AO LADO: A população reclama dos horarios dos trens (O Estado de S. Paulo, 08/1895). |
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1896
AO LADO: Descarriilamento em Ribeirão Bonito (ou na estação de Jacaré, talvez? (O Estado de S. Paulo, 08/1895). |

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1917
AO LADO: Os problemas
da Douradense em 1917 (O Estado de S. Paulo, 8/2/1917).
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ACIMA: Foto aérea de Ribeirão
Bonito, provavelmente de 1939. Vê-se a linha e a estação
na parte alta da fotografia (Autor desconhecido).

ACIMA: Locomotiva
da Cia. do Dourado na estação de Ribeirão Bonito,
anos 1930 ou 1940 (Acervo Alberto del Bianco).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local;
Celso Poli; Alberto del Bianco; Wanderley Duck; Wilson da Silva Jr.;
Ney Galvão da Silva; Filemon Peres; Cia. Paulista: Relatórios
anuais, 1875-1969; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; O
Estado de S. Paulo, 1917; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A primitiva estação de Ribeirão Bonito,
c. 1910. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista
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A nova estação em 1918. Foto do álbum dos
50 anos da Paulista |

A estação, sem data. Foto cedida por Wanderley
Duck |

Aspecto da estação em 21/08/1998. Foto do autor |

Lado da plataforma da estação, em 09/1998. Foto
Ney Galvão da Silva |

Fachada da estação em 04/2001. Foto Wilson da
Silva Jr. |

Dístico da Cia. Paulista com a data da construção
do prédio, em 04/2001. Foto Wilson da Silva Jr. |

Fachada da estação em 3/2011. Foto Celso Poli |
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Atualização:
30.04.2021
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