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VXY Mogiana em MG
...
Gety
Tanquinho
Desembargador Furtado
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1875-1926)
TANQUINHO
Município de Campinas, SP
Linha-tronco original - km 20   SP-2893
Altitude: -   Inauguração: 03.05.1875
Uso atual: depósito (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1880
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A primeira estação, depois da estação de Campinas da Cia. Paulista, a que o trem da Mogiana chegava no início das suas atividades em 1875, era Tanquinho. "Construída no local deste nome em que a estrada dos Fazendeiros do bairro da Atibaia atravessa a linha no km 20 e terras do Comendador Manoel Carlos Arantes" (*RM-26/7/1874).

O nome do Comendador pode, no entanto, estar errado: seu nome teria sido Manoel Carlos Aranha, segundo a pesquisadora Helena Ramos, de Campinas.

Essa estação original, cujo prédio foi construído em 1880, situava-se em local diferente da atual; a retificação do trecho, em 1926, deixou-a fora do leito com sua conseqüente desativação, substituída pela nova.

Em 2016, estava descaracterizada, mas em pé, dentro da Fazenda Santa Maria, servindo como paiol, a uns 700 metros a oeste da estação nova.

(ver também TANQUINHO-NOVA)

1882
AO LADO:
Acidente em Tanquinho (A Provincia de S. Paulo, 02/07/1882).

1890
AO LADO:
Acidente em desvio de Tanquinho (O Estado de S. Paulo, 28/10/1884).

1890
AO LADO:
Acidente entre Tanquinho e Mato Dentro (Carlos Gomes) (O Estado de S. Paulo, 5/11/1890).

1891
AO LADO:
Acidente entre Tanquinho e Anhumas (O Estado de S. Paulo, 28/6/1891).

1893
AO LADO:
Acidente em Tanquinho (O Estado de S. Paulo, 24/6/1893).

1895
AO LADO:
Acidente entre Tanquinho e Mato Dentro (Carlos Gomes) (O Estado de S. Paulo, 24/6/1893).

1920
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 1/3/1920).

ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Emerson Rancoletta; Kelso Medici; Juliano Peretto; Mogiana: Relatórios anuais, 1872-1927; Mogiana: Álbum, 1910; ABPF; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Tanquinho, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

Estação antiga de Tanquinho, em 30/11/1998, junto às árvores, no centro da foto; ela é o prédio um pouco mais alto, do qual se vê somente o topo (com a fachada em degraus). Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 24/09/1997, bastante diferente do que era quando estava ativa. Foto Juliano Peretto, cedida por Kelso Medici

A antiga estação em 2/11/2011. Foto Emerson Rancoletta
   
     
Atualização: 17.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.