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E. F. Araraquara
(1901-1955) |
TAQUARITINGA
(antiga RIBEIRÃOZINHO)
Município de Taquaritinga, SP |
Linha-tronco original - km 82,446 |
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SP-2913 |
Altitude: 561 m |
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Inauguração: 07.12.1901 |
Uso atual: revendedora de tratores (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A velha estação
de Ribeirãozinho foi inaugurada em 1901, muito pouco tempo
depois da fundação da cidade. Situada às margens do
córrego que tem esse nome, a cidade cresceu rapidamente e logo se
emancipou.
Em 1o de setembro de 1908, a estação teve o nome alterado
para Taquaritinga.
Ganhou em 1929 uma estação maior, aparentemente no mesmo local, com
armazéns e muito movimento em volta, embora se mantivesse relativamente
longe do centro da cidade, na praça Primeiro de Maio, com direito a um hotel à sua frente.
Neste ano, o jornal Folha da Manhã (1/5/1929) escrevia
que "estão muito adiantadas as obras da nova estação
ferroviária de Taquaritinga. O prédio é magnífico
e se adapta perfeitamente ao fim que lhe é destinado, deverá
ficar concluído dentro de poucos meses". Não
durou tanto assim esse prédio, apenas cerca de 25 anos.
Em 1955, a retificação da EFA chegou à cidade, costeando-a
pelo norte e eliminando a estação original da linha (Nota: há dúvidas se esta nova estação foi realmente construída em 1955 ou se é anterior a esta data). A nova estação
foi construída num bairro afastado. O prédio foi desativado em 1955 (?).
Em 2011
servia a uma revendedora de tratores e caminhões da Mercedes e da
Massey-Ferguson. Ainda lembrava uma estação, mas estava bastante descaracterizado.
Em volta, prédios abandonados, inclusive o outrora movimentado hotel.
(Veja também TAQUARITINGA-NOVA)
1901
AO LADO: Comunicação de abertura da estação no dia 7 de dezembro (O Estado
de S. Paulo, 06/12/1901). |
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ACIMA: A linha entre Matão e Ribeirãozinho, bem como suas estações, foram inauguradas em 7 de dezembro de 1901 (O Estado de S. Paulo, 6/12/1901).
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1902
AO LADO:
Fato pouco estudado em 1902, a revolução pró-monarquia
ocorrida em São Paulo tomou na época a estação
da cidade (Dirceu Salles, Folha da Manhã, publicado em 21/3/1948)
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ACIMA: Embarque de sementes na estação de Taquaritinga em 1931 (O Estado de S. Paulo,
9/8/1931).
1935
AO LADO: Comunicação de abertura da estação (O Estado
de S. Paulo, 24/10/1935). |
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ACIMA: Em 1950, Inundação na linha ferrea e na cidade interrompem o tráfego da EFA (O Estado de S. Paulo, 15/02/1950)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Folha
da Manhã, 1929; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças
de São Paulo 3, 2003; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
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A estação ainda ativa, provavelmente anos 1940.
Foto extraída do livro de Gerodetti e Cornejo, Lembranças
de São Paulo 3, 2003. |
A estação velha de Taquaritinga, em 16/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
02.12.2021
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