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VXY Mogiana em MG
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(1901-1955)
Eng. Busch Varella
Taquaritinga
Sócrates de Andrade
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Tronco EFA-1970

IBGE-1954
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...

 
E. F. Araraquara (1901-1955)
TAQUARITINGA
(antiga RIBEIRÃOZINHO)
Município de Taquaritinga, SP
Linha-tronco original - km 82,446   SP-2913
Altitude: 561 m   Inauguração: 07.12.1901
Uso atual: revendedora de tratores (2011)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A velha estação de Ribeirãozinho foi inaugurada em 1901, muito pouco tempo depois da fundação da cidade. Situada às margens do córrego que tem esse nome, a cidade cresceu rapidamente e logo se emancipou.

Em 1o de setembro de 1908, a estação teve o nome alterado para Taquaritinga.

Ganhou em 1929 uma estação maior, aparentemente no mesmo local, com armazéns e muito movimento em volta, embora se mantivesse relativamente longe do centro da cidade, na praça Primeiro de Maio, com direito a um hotel à sua frente.

Neste ano, o jornal Folha da Manhã (1/5/1929) escrevia que "estão muito adiantadas as obras da nova estação ferroviária de Taquaritinga. O prédio é magnífico e se adapta perfeitamente ao fim que lhe é destinado, deverá ficar concluído dentro de poucos meses". Não durou tanto assim esse prédio, apenas cerca de 25 anos.

Em 1955, a retificação da EFA chegou à
cidade, costeando-a pelo norte e eliminando a estação original da linha (Nota: há dúvidas se esta nova estação foi realmente construída em 1955 ou se é anterior a esta data). A nova estação foi construída num bairro afastado. O prédio foi desativado em 1955 (?).

Em 2011 servia a uma revendedora de tratores e caminhões da Mercedes e da Massey-Ferguson. Ainda lembrava uma estação, mas estava bastante descaracterizado. Em volta, prédios abandonados, inclusive o outrora movimentado hotel.

(Veja também TAQUARITINGA-NOVA)

1901
AO LADO: Comunicação de abertura da estação no dia 7 de dezembro (O Estado de S. Paulo, 06/12/1901).


ACIMA: A linha entre Matão e Ribeirãozinho, bem como suas estações, foram inauguradas em 7 de dezembro de 1901 (O Estado de S. Paulo, 6/12/1901).

1902
AO LADO:
Fato pouco estudado em 1902, a revolução pró-monarquia ocorrida em São Paulo tomou na época a estação da cidade (Dirceu Salles, Folha da Manhã, publicado em 21/3/1948)

ACIMA: Embarque de sementes na estação de Taquaritinga em 1931 (O Estado de S. Paulo, 9/8/1931).

1935
AO LADO: Comunicação de abertura da estação (O Estado de S. Paulo, 24/10/1935).


ACIMA: Em 1950, Inundação na linha ferrea e na cidade interrompem o tráfego da EFA (O Estado de S. Paulo, 15/02/1950)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Folha da Manhã, 1929; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças de São Paulo 3, 2003; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação ainda ativa, provavelmente anos 1940. Foto extraída do livro de Gerodetti e Cornejo, Lembranças de São Paulo 3, 2003.

A estação velha de Taquaritinga, em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 02.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.