A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1955-2001)
Santa Ernestina
Taquaritinga-nova
Jurupema-nova
...

Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
E. F. Araraquara (1955-1971)
FEPASA (1971-1998)
TAQUARITINGA-NOVA
Município de Taquaritinga, SP
Linha-tronco nova - km 75,116 (1960)   SP-2912
Altitude: 561 m   Inauguração: 22.01.1955
Uso atual: "Estação Cidadania" (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1955
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Taquaritinga-nova foi aberta em 1955 na linha nova, retificada e com bitola larga, para substituir a estação original, deixada fora da linha, do outro lado da cidade (veja caixa abaixo, de 1955)..

O último trem de passageiros da Ferroban passou por ela em 15 de março de 2001, sem parar na estação, que já estava desativada, funcionando como uma espécie de centro comunitário até o fim de 2000.

Depois, a RFFSA ordenou a sua desocupação, e em 2001 a estação estava abandonada. "Agora no ano de 2007, a estação passou a ser utilizada pelo projeto "Estação da Cidadania", de autoria da prefeitura municipal. O espaço é utilizado para cursos de capacitação profissional como panificação, culinária, corte de cabelo, penteados, maquiagem, manicure e pedicure. Além disso, abriga também o projeto Guri, que oferece aulas de instrumentos musicais para as crianças" (Priscilla Ramos de Moraes, 10/2007).

Em 2015, permanecia da mesma forma e o uso era o mesmo.

(Veja também TAQUARITINGA-VELHA)

1955
AO LADO: Inauguração do trecho de Araraquara a Taquaritinga - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO (O Estado de S. Paulo, 25/09/1955).

1961
AO LADO: Acidente em Taquaritinga (O Estado de S. Paulo, 19/02/1961).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Rafael Corrêa; Priscilla Ramos de Morais; Hermes H. Hinuy; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação em 26/04/2001. Foto Hermes Y. Hyhuy

Plataforma da estação em 26/04/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A fachada da estação em 2007. Foto Priscilla Ramos de Morais

A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa

Armazém da estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação em 22/5/10'5. Foto Silvio Rizzo
     
Atualização: 02.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.