|
|
...
Val de Palmas
Tibiriçá
Nogueira
...
Tronco NOB - 1935
IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1906-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TIBIRIÇÁ
(antiga PRESIDENTE TIBIRIÇÁ)
Município de Bauru, SP |
Linha-tronco - km 24,720 (1938); km 21,270 (1949); km 20,995 (1960) |
|
SP-2926 |
Altitude: 543,000 m |
|
Inauguração: 27.09.1906 |
Uso atual: em bom estado, mas fechada (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Presidente Tibiriçá,
em 1906; ele (o então Presidente do Estado Jorge Tibiriçá -
foto no caixa abaixo, em 1908) estava presente na comitiva no dia da inauguração
do trecho, que foi o primeiro a ser aberto, de Bauru a Lauro
Müller (depois Ministro Calmon).
Mais tarde o nome foi reduzido para o atual, Tibiriçá.
A estação atende a um bairro afastado da sede (Bauru),
que foi transformado em distrito em 1920.
A estação original foi derrubada e substituída
por uma nova em 1931, cuja inauguração se deu a 18 de
julho.
Em 2009, o prédio já estava abandonado e os desvios
já haviam sido retirados. Apesar de estar em ruínas
em abril de 2009, havia um lado da casa que ainda estava ocupado
como moradia. O teto já havia caído. É interessante
notar a altura do pé direito do prédio (ver foto acima).
Pena que do jeito que as coisas vão ela vai ficar apenas na
saudade: em 2016, a situação do prédio era ainda mais
precária.
Em 2020, foi feita uma reforma "cosmética" na ex-estação. Em julho de 2023, segundo Bruno Nucci, que lá esteve nessa data, os arredores estavam bem cuidados, porém o prédio estava fechado e aparentemente não estava sendo usado para nenhuma finalidade.
|
1908
AO LADO: O presidente do Estado de São Paulo, Jorge
Tibiriçá - foto de 1908, autor desconhecido.
O nome teria sido dado em sua homenagem, pois era o Presidente do Estado em 1906.
|
ACIMA: Parte de uma carta de um professor de Bauru em
21/06/1935, pedindo uma nomeação para professor na escola localizada no bairro de Tibiriçá e alguma das razões por que queria esta escola. Não sabemos se ele a conseguiu (Carta de 1935, acervo Ralph Giesbrecht).
ACIMA: Não havia bancos para os passageiros
se sentarem na estação local em 1948 (Folha da
Manhã, 4/12/1948).
|
1949
AO LADO: Bancos para a estação de Tibiriçá (O Estado de S. Paulo, 6/3/1949) |
ACIMA: Funcionários da Noroeste na
estação de Tibiriçá, ainda ativa e inteira,
posando na plataforma em 1975 (publicada em O Avaiense, edição
de junho de 2008).
ACIMA: 34 anos depois, a estação
em ruínas: o teto caiu e seu interior está a céu
aberto. Notar o alto pé direito interior do prédio (Fotos
Daniel Gentili em 14/4/2009).
ACIMA e ABAIXO: A estação em 03/07/2023 (Fotos: Bruno Varalta Nucci.
(Fontes: Bruno Varalta Nucci, 2023; Paulo Filomeno, 2020; José H. Bellorio, 2001;
Adriano Martins, 2012; Ricardo Frontera, 2002; Daniel Gentili, 2009 e 2016; Folha da Manhã,
1948; Ouro Verde, 1936; O Avaiense, 2008; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1973; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1936. Foto revista Ouro Verde, jan/fev
1986 |
Estação de Tibiriçá em 1979, ainda
ativa. Foto José H. Bellorio |
Estação de Tibiriçá em 02/2001.
Foto José H. Bellorio |
Estação de Tibiriçá em 02/2001.
Foto José H. Bellorio |
A estação em 2002. Foto Ricardo Frontera |
A estação em 2002. Foto Ricardo Frontera |
Plataforma da estação em 2002. Foto Ricardo Frontera
|
A estação semi-destruída em 04/2009. Foto
Daniel Gentili |
A estação semi-destruída em 04/2009. Foto
Daniel Gentili |
Detalhe da porta nas ruinas da estação em 2012.
Foto Adriano Martins |
A antiga estação em 26/1/2016. Foto Daniel Gentili |
A estação reformada em 3/6/2020. Foto Paulo Filomeno |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.07.2023
|
|