A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Val de Palmas
Tibiriçá
Nogueira
...

Tronco NOB - 1935

IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Noroeste do Brasil (1906-1975)
RFFSA (1975-1996)
TIBIRIÇÁ
(antiga PRESIDENTE TIBIRIÇÁ)
Município de Bauru, SP
Linha-tronco - km 24,720 (1938); km 21,270 (1949); km 20,995 (1960)   SP-2926
Altitude: 543,000 m   Inauguração: 27.09.1906
Uso atual: em bom estado, mas fechada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1931
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta com o nome de Presidente Tibiriçá, em 1906; ele (o então Presidente do Estado Jorge Tibiriçá - foto no caixa abaixo, em 1908) estava presente na comitiva no dia da inauguração do trecho, que foi o primeiro a ser aberto, de Bauru a Lauro Müller (depois Ministro Calmon).

Mais tarde o nome foi reduzido para o atual, Tibiriçá.

A estação atende a um bairro afastado da sede (Bauru), que foi transformado em distrito em 1920.

A estação original foi
derrubada e substituída por uma nova em 1931, cuja inauguração se deu a 18 de julho.

Em 2009, o prédio já estava abandonado e os desvios já haviam sido retirados. Apesar de estar em ruínas em abril de
2009, havia um lado da casa que ainda estava ocupado como moradia. O teto já havia caído. É interessante notar a altura do pé direito do prédio (ver foto acima). Pena que do jeito que as coisas vão ela vai ficar apenas na saudade: em 2016, a situação do prédio era ainda mais precária.

Em 2020, foi feita uma reforma "cosmética" na ex-estação. Em julho de 2023, segundo Bruno Nucci, que lá esteve nessa data, os arredores estavam bem cuidados, porém o prédio estava fechado e aparentemente não estava sendo usado para nenhuma finalidade.  

1908
AO LADO: Relatório de 1944 conta como era a Tibiriçá de 1908, quando a estação foi inaugurada - PARA VER O RELATORIO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo, 12/10/1944).

1908
AO LADO:
O presidente do Estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá - foto de 1908, autor desconhecido
.
O nome teria sido dado em sua homenagem, pois era o Presidente do Estado em 1906.

ACIMA: Parte de uma carta de um professor de Bauru em 21/06/1935, pedindo uma nomeação para professor na escola localizada no bairro de Tibiriçá e alguma das razões por que queria esta escola. Não sabemos se ele a conseguiu (Carta de 1935, acervo Ralph Giesbrecht).

ACIMA: Não havia bancos para os passageiros se sentarem na estação local em 1948 (Folha da Manhã, 4/12/1948).

1949
AO LADO:
Bancos para a estação de Tibiriçá (O Estado de S. Paulo, 6/3/1949)

ACIMA: Funcionários da Noroeste na estação de Tibiriçá, ainda ativa e inteira, posando na plataforma em 1975 (publicada em O Avaiense, edição de junho de 2008).

ACIMA: 34 anos depois, a estação em ruínas: o teto caiu e seu interior está a céu aberto. Notar o alto pé direito interior do prédio (Fotos Daniel Gentili em 14/4/2009).

ACIMA e ABAIXO: A estação em 03/07/2023 (Fotos: Bruno Varalta Nucci.

(Fontes: Bruno Varalta Nucci, 2023; Paulo Filomeno, 2020; José H. Bellorio, 2001; Adriano Martins, 2012; Ricardo Frontera, 2002; Daniel Gentili, 2009 e 2016; Folha da Manhã, 1948; Ouro Verde, 1936; O Avaiense, 2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1973; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1936. Foto revista Ouro Verde, jan/fev 1986

Estação de Tibiriçá em 1979, ainda ativa. Foto José H. Bellorio

Estação de Tibiriçá em 02/2001. Foto José H. Bellorio

Estação de Tibiriçá em 02/2001. Foto José H. Bellorio

A estação em 2002. Foto Ricardo Frontera

A estação em 2002. Foto Ricardo Frontera

Plataforma da estação em 2002. Foto Ricardo Frontera

A estação semi-destruída em 04/2009. Foto Daniel Gentili

A estação semi-destruída em 04/2009. Foto Daniel Gentili

Detalhe da porta nas ruinas da estação em 2012. Foto Adriano Martins

A antiga estação em 26/1/2016. Foto Daniel Gentili

A estação reformada em 3/6/2020. Foto Paulo Filomeno
     
     
Atualização: 12.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.