|
|
...
Curuçá
Val de Palmas
Tibiriçá
...
Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1909-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VAL
DE PALMAS
Município de Bauru, SP |
Linha-tronco - km 9,687 (1938); km 9,370 (1949) |
|
SP-2123 |
Altitude: 564,000 m |
|
Inauguração: 01.09.1909 |
Uso atual: moradia (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Val de Palmas foi aberta em 1909, em terras da fazenda do
mesmo nome, que existia desde 1895 e chegou a ser, nessa época,
a maior produtora mundial de café. Seu proprietário
era José Ferreira de Figueiredo.
As primeiras sacas eram transportadas para Agudos, onde eram
embarcadas na estação da Sorocabana, onde os trilhos
chegaram antes, em 1903.
"Logo deixado Bauru, a estrada no km 8 atravessa num percurso
de sete quilômetros o cafezal de Val de Palmas, onde existe
a respectiva estação; pouco adiante existe uma serraria
com respectiva vhave e desvio" (Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913).
Depois de anos de abandono, a sede da fazenda foi restaurada pelos
donos em 1996, porém foi destruída por um incêndio intencional dos
sem-terra em 1999; a estação, entretanto, escapou, pois fica a uns
600 metros da casa. A sede da fazenda está sendo restaurada novamente.
A estação estava servindo como moradia em 2003. A estação
e a fazenda, a dez quilômetros do centro de Bauru, estavam
então em estado até que bastante razoável, mas
anunciava-se a sua reforma pela Prefeitura.
Em setembro de 2003, voltaram os passeios turísticos de locomotiva
a vapor para esta estação. Junto a ela foi construído
um triângulo de reversão para possibitar a manobra e
volta dessas máquinas para Bauru.
"Val de Palmas, na zona rural de Bauru, já foi estação de
passageiros, no corredor da Novoeste, sentido Bolívia. Adenise Evangelista,
15 anos, prepara um café onde um dia funcionou uma bilheteria. A estação
Val de Palmas é agora o endereço da família Evangelista. Ali, cercada
por paredes que contam histórias, Adenise, a irmã Daniele e os pais
vivem há um ano. Têm autorização da Rede Ferroviária Federal, conta
ela. A estação é parte de um espólio abandonado, de valor cada vez
menor. É parte de uma história corroída pelo tempo. Há de tudo ao
longo da antiga Rede. Estações, vagões, locomotivas, galpões, tudo
largado como se valor não tivesse. Menos a casa-estação de Adenise,
conservada como um lar" (Agnaldo Brito, OESP, Bauru, 03/04/2006).
ACIMA:
Funcionários da Noroeste na estação de Val de
Palmas, ainda ativa em 1975, posando na plataforma. (O Avaiense,
edição de junho de 2008).
ACIMA: A estação
de Val de Palmas, em 19/05/2007. Como tantas outras, estava
mal cuidada; em seus desvios abandonados, antigos carros de passageiros
da RFFSA jazem descorados e enferrujados. Ao fundo, o trem cargueiro
da ALL vai chegando, mas ninguém na estação espera
por ele - claro, o tempo dos passageiros já se foi (Foto André
Luiz Ramos).
(Fontes: André Luiz Ramos;
Agnaldo Brito; Ricardo Frontera; Kleber Ragassi; José
H. Bellorio; O Avaiense, 2008; Sylvio Saint Martin: Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, 1913; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação, ativa, em 1979. Foto José H.
Bellorio |
A estação em 1993. Foto Nilton Gallo |
Estação de Val de Palmas, em fevereiro de 2001.
Foto José H. Bellorio |
A estaçâo, sem data. Acervo Kleber Ragassi |
Estação de Val de Palmas em 02/2003. Foto do Jornal
da Cidade, de 14/02/2003, de Bauru, enviada por Ricardo
Frontera |
A estação em 12/09/2003, com o trem a vapor em
sua plataforma. Foto Ricardo Frontera |
A estação em 5/10/2010. Foto Adriano Leonardo
Pazzini |
A estação em 5/10/2010. Foto Adriano Leonardo
Pazzini |
A estação em 5/10/2010. Foto Adriano Leonardo
Pazzini |
A estação em 5/10/2010. Foto Adriano Leonardo
Pazzini |
A estação em 2015. Foto Nilton Gallo |
|
|
|
|
|
Atualização:
21.02.2022
|
|