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Parada Inglesa
Tucuruvi
Vila Mazzei
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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Cia. Cantareira
(1913-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965) |
TUCURUVI
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Guarulhos - km 7,567 (1960) |
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SP-2936 |
Altitude: 781 m |
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Inauguração: 01.12.1913 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira,
que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do
Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã).
Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária,
Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser
abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve
a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia
o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do
ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter
sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Tucuruvi foi aberta em 1913, em terreno cedido ao Estado
pelo Sr. William Harding, em "escritura lavrada no oitavo tabelião"
(Correio Paulistano, 9/1/1913).
"Desde a criação do Tramway e até 1912,
existia em trafego apenas uma classe única, com carros abertos,
tipo "Bond" e com passagens a 200 réis. Em 1913 foi
criada a segunda classe para passageiros, e com o abatimento de 50%
sobre o preço da primeira classe. Com esta modificação
o Tramway entrou no rol das Estradas de Ferro. Em 1 de dezembro de
1913 foi inaugurada a Estação de Tucuruvi, e iniciou
o trafego de passageiros. Eis o termo de abertura: De ordem do Sr.
Dr. Teophilo Oswaldo Pereira de Souza, Diretor da Secretaria de Agricultura,
Comercio e Obras Públicas, foi nesta data aberta ao trafico
público a plataforma coberta, servindo de Agencia, denominada
Tucuruvi, no ramal de Guapira, cuja construção autorizada
delo Exmo. Sr. Dr. Paulo de Moraes Barros, secretario de Agricultura,
em despacho de 4 de novembro de 1912. A construção foi
executada pelo Sr. Dr. Jose Carlos de Almeida Tibagy, atual engenheiro
do Tramway" (Werner Vana).
A estação foi desativada em 31/5/1965 com o fim do ramal
e demolida mais tarde. Em 1999, foi aberta, praticamente no mesmo
local da antiga estação, a estação terminal
da linha norte-sul do Metrô com o mesmo nome.
1913
AO LADO:
Em janeiro de 1913, o governo autoriza a abertura da estação
(mas ela somente seria inaugurada em dezembro) (Correio Paulistano,
9/1/1913).
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ACIMA: Esta chácara,
que foi loteada no início dos anos 1920, pertencia a um inglês
que trabalhou nas ferrovias de São Paulo. Ficava a poucos metros
da estação Tucuruvi da Cantareira (O Estado de S. Paulo,
6/4/1924).
ACIMA: Mapa de 1930 mostra a posição
da estação ferroviária do Tucuruvi, praticamente
no mesmo local onde hoje está a estação do metrô.
A avenida Tucuruvi ainda se chamava estrada do Guapira, da qual era
o trecho inicial (Sara Brasil, 1930).
1935
AO LADO: A estação não tinha ainda água encanada nem esgoto (O Estado de São Paulo,
3/10/1935). |
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ACIMA: A estação fechada com porteiras em 1936 (Correio de S. Paulo, 10/3/1936).
ACIMA: A estação
do Tucuruvi, provavelmente 1950 (Autor desconhecido).
1965
AO LADO: A retirada da linha começou na própria noite de 31 de maio no Tucuruvi (O Estado de São Paulo,
1/6/1965). |
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ACIMA: Local (no oval) da antiga estação,
em foto de 2014 (Google Earth, 2014).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Werner Vana; Correio Paulistano, 1913; O Estado de S. Paulo, 1924;
Sara Brasil: Mapa da cidade de São Paulo, 1930; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos anos 1950. Autor desconhecido |
Pouco mais de oito da noite de 31 de maio e chega o último trem da Cantareira a Tucuruvi. E nunca mais. Diario Popular, 1/6/1965 |
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Atualização:
19.09.2019
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