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VXY Mogiana em MG
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Parada Inglesa
Tucuruvi
Vila Mazzei
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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Cia. Cantareira (1913-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965)
TUCURUVI
Município de São Paulo, SP
Ramal de Guarulhos - km 7,567 (1960)   SP-2936
Altitude: 781 m   Inauguração: 01.12.1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã). Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária, Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Tucuruvi foi aberta em 1913, em terreno cedido ao Estado pelo Sr. William Harding, em "escritura lavrada no oitavo tabelião" (Correio Paulistano, 9/1/1913).

"Desde a criação do Tramway e até 1912, existia em trafego apenas uma classe única, com carros abertos, tipo "Bond" e com passagens a 200 réis. Em 1913 foi criada a segunda classe para passageiros, e com o abatimento de 50% sobre o preço da primeira classe. Com esta modificação o Tramway entrou no rol das Estradas de Ferro. Em 1 de dezembro de 1913 foi inaugurada a Estação de Tucuruvi, e iniciou o trafego de passageiros. Eis o termo de abertura: De ordem do Sr. Dr. Teophilo Oswaldo Pereira de Souza, Diretor da Secretaria de Agricultura, Comercio e Obras Públicas, foi nesta data aberta ao trafico público a plataforma coberta, servindo de Agencia, denominada Tucuruvi, no ramal de Guapira, cuja construção autorizada delo Exmo. Sr. Dr. Paulo de Moraes Barros, secretario de Agricultura, em despacho de 4 de novembro de 1912. A construção foi executada pelo Sr. Dr. Jose Carlos de Almeida Tibagy, atual engenheiro do Tramway" (Werner Vana).

A estação foi desativada em 31/5/1965 com o fim do ramal e demolida mais tarde. Em 1999, foi aberta, praticamente no mesmo local da antiga estação, a estação terminal da linha norte-sul do Metrô com o mesmo nome.

1913
AO LADO:
Em janeiro de 1913, o governo autoriza a abertura da estação (mas ela somente seria inaugurada em dezembro) (Correio Paulistano, 9/1/1913).


ACIMA: Esta chácara, que foi loteada no início dos anos 1920, pertencia a um inglês que trabalhou nas ferrovias de São Paulo. Ficava a poucos metros da estação Tucuruvi da Cantareira (O Estado de S. Paulo, 6/4/1924).

ACIMA: Mapa de 1930 mostra a posição da estação ferroviária do Tucuruvi, praticamente no mesmo local onde hoje está a estação do metrô. A avenida Tucuruvi ainda se chamava estrada do Guapira, da qual era o trecho inicial (Sara Brasil, 1930).

1935
AO LADO:
A estação não tinha ainda água encanada nem esgoto (O Estado de São Paulo, 3/10/1935).


ACIMA
: A estação fechada com porteiras em 1936 (Correio de S. Paulo, 10/3/1936).

ACIMA: A estação do Tucuruvi, provavelmente 1950 (Autor desconhecido).

1965
AO LADO:
A retirada da linha começou na própria noite de 31 de maio no Tucuruvi (O Estado de São Paulo, 1/6/1965).


ACIMA: Local (no oval) da antiga estação, em foto de 2014 (Google Earth, 2014).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werner Vana; Correio Paulistano, 1913; O Estado de S. Paulo, 1924; Sara Brasil: Mapa da cidade de São Paulo, 1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nos anos 1950. Autor desconhecido

Pouco mais de oito da noite de 31 de maio e chega o último trem da Cantareira a Tucuruvi. E nunca mais. Diario Popular, 1/6/1965
 
     
     
Atualização: 19.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.